Nos primeiros dez dias do ano foram registrados 29 homicídios em Manaus

11 Jan 2014 . 13:10 h . Thiago Monteiro . 

Em comparação com igual período de 2013, quando houve 20 assassinatos, esse número representa um crescimento de 45% casos de homicídios em Manaus.
[ i ]Segundo o secretário da SSP Paulo Vital, 90% das mortes estão ligadas ao tráfico de drogas
Manaus - Nos primeiros dez dias de janeiro deste ano, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) registrou 29 assassinatos em Manaus. Em comparação com 2013, houve um crescimento de 45% nos casos de mortes violentas na capital, visto que no mesmo período do ano passado, a Polícia Civil havia registrado 20 homicídios.
Em todo o Amazonas, o Instituto Médico Legal (IML), registrou nesses dez dias de 2014, 36 crimes por arma de fogo, arma branca e agressão física.
Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel da PM Paulo Roberto Vital, o crescimento do número de assassinatos durante os dez primeiros dias de 2014 está relacionado ao tráfico de drogas. Conforme ele, 90% das vítimas de homicídio tinham ligações com o tráfico de entorpecentes. “Grande parte das execuções que aconteceram durante esses dias tem o envolvimento com drogas. São usuários, pessoas que estão devendo a traficantes ou algum tipo de acerto de contas”, disse Vital.
O secretário Paulo Vital também afirmou que não pode descartar a hipótese da transferência de alguns presidiários da facção criminosa Família do Norte (FDN) para a capital do Amazonas também ter influenciado no aumento de assassinatos, em Manaus, neste começo de ano.
“Não posso afirmar que alguns desses casos tenha envolvimento de grandes chefes dos presídios na cidade, mas é uma hipótese e não podemos descartar”, explicou o coronel Vital.
De acordo com Vital, a Polícia Civil investiga os casos e os presos envolvidos são monitorados pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).
Segurança na Copa
Ainda, conforme informações do secretário da SSP, Paulo Roberto Vital, a preocupação com a segurança da Copa do mundo existe, mas o maior objetivo da gestão é diminuir esse índice para o cidadão que vive em Manaus.
“Quando pegamos o órgão em 2012, os números de vários crimes estavam elevados. Neste ano que passou, conseguimos reduzir muito a criminalidade e o objetivo é dar mais segurança para as pessoas da cidade. É claro, também, que os turistas que participarem do evento querem chegar a uma cidade com uma boa segurança, para que possam voltar após a Copa do Mundo para conhecer melhor a capital”, destacou o secretário da SSP.
DEHS conseguiu solucionar alguns crimes
Em menos de um mês na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o delegado titular Paulo Martins conseguiu solucionar alguns crimes e busca informações dos suspeitos em alguns desses 29 casos que ocorreram na capital.
No dia 2 de janeiro deste ano, o pedreiro Valdecy Borges de Araújo, 47, foi preso por policiais da DEHS e 15º Disrito Integrado de Polícia (DIP) por matar com uma facada o ex-companheiro da namorada dele, Ronaldo Felipe Cavalcante, 54, com uma facada no pescoço Rua São Cirilo, bairro Cidade de Deus, zona norte, por conta de ciúmes.
No dia 6 de janeiro, a DEHS prendeu também Daniel de Souza Pantoja, 21, Felipe André Gomes Neves, 20, Kátia Simone Ferreira Rodrigues, 39, e Douglas de Almeida Pantoja, 18, por envolvimento na morte do motorista Gecer de Brito Coelho, 46, que ocorreu no no bairro Jorge Teixeira 1, zona leste de Manaus.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato