Mais de 250 famílias de Envira recebem títulos de terra e outras oito mil receberão o documento este ano no interior, anuncia José Melo

Mais de 250 famílias de produtores rurais de Envira (a 1.240 quilômetros de Manaus) receberam, na quinta-feira (30), títulos de propriedade da terra. A entrega foi feita pelo vice-governador, José Melo, que esteve no município também para vistoriar obras em execução pelo Governo do Amazonas. Ele anunciou que outros oito mil títulos serão entregues neste ano no interior. Em Envira, o vice-governador também entregou certificados a cerca de 300 alunos que concluíram cursos de qualificação profissional através do programa estadual "Oportunidade & Renda".

A programação no município começou na tarde de quinta-feira, com vistoria às obras em execução pelo Estado. Ao lado do prefeito de Envira, Ivon Rates, e de deputados estaduais e federais, José Melo fiscalizou as obras do hospital regional do município, que estão em fase final;a de construção da Escola Estadual Benedita Barbosa de Souza, no bairro Santa Rita; e a de recuperação da orla da cidade e ruas de bairros da periferia que estão incluídos no pacote de obras viárias, o qual prevê serviços de tapa-buraco e asfaltamento de mais de 14 quilômetros de ruas.

Mais de R$ 23 milhões em obras estão em andamento em Envira. Entre os investimentos, está a recuperação da estrada que liga o município a cidade de Feijó, no Acre; a abertura de 42 hectares de tanques de piscicultura e a conclusão do sistema de abastecimento de água. O novo sistema deve beneficiar mais de 3,5 mil famílias em sete bairros da periferia de Envira que ainda não possuem água encanada.

"São obras fundamentais para melhoria da qualidade de vida da população de Envira. O governador Omar Aziz virá para as inaugurações da escola e do hospital e também para lançar a segunda etapa do sistema viário e anunciar a reforma de mais três escolas. É um volume de investimentos significativos e que vão gerar bastante emprego e renda para as pessoas", revelou.

Entrega de Títulos – Mais de 250 famílias de produtores rurais de Envira foram beneficiadas com entregue de títulos de terra pelo Instituto de Terras do Amazonas (Iteam). A ação, que integra a programação de aniversário da cidade, regularizou a situação de mais de 27 mil hectares de propriedades. O agricultor Francisco Miranda, 39 anos, foi um deles. Há cinco anos ele tentava obter o documento para poder investir na sua propriedade e diversificar a pequena produção de verduras que mantém no lugar.

"Eu estou muito alegre porque esse título representa muita coisa. É um presente para mim. Era muito difícil, um vizinho criou confusão dizendo que a terra era dele. Mas agora eu tenho essa certeza de que sou dono de um pedaço de chão, porque o Governo me entregou", comemorou.

Em todo o Estado, mais de três mil títulos para produtores rurais foram entregues ano passado, segundo o Iteam. Em 2014, o órgão finaliza o processo para regularização de mais oito mil propriedades em diversas cidades amazonenses. "Estamos com volume grande de títulos entregues em Manaus e no interior do Estado. Esse ano, teremos um ano intenso de entrega de títulos, um trabalho fantástico do Iteam que possibilita às pessoas do interior bater no peito e poder dizer que a terra em que moram são deles e de seus filhos", frisou José Melo.

Ainda em Envira, o vice-governador prestigiou os festejos de comemoração pelos 52 anos de fundação do município. A programação de aniversário da cidade foi marcada pela inauguração do novo Centro de Eventos e Negócios Agropecuários, no bairro São Francisco. Construído em parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Envira, o espaço vai abrigar uma nova unidade de formação cultural do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, anunciou o vice-governador.



FOTOS - VALDO LEÃO



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato