Governador Omar Aziz recebe embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, e apresenta projetos da Copa do Mundo

Em Destaque
Por -
0

O governador do Amazonas, Omar Aziz, acompanhado do vice-governador, José Melo, e do prefeito de Manaus, Arthur Neto, recebeu o embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, nesta quarta-feira (22), na Sede do Governo, no bairro Compensa, zona oeste. Durante o encontro, Omar destacou o projeto de promoção turística que o Governo do Estado vai realizar a partir de março nos oito países que terão jogos na capital durante a Copa do Mundo FIFA Brasil de 2014™. Depois do encontro, a comitiva seguiu para visita à Arena da Amazônia.

No encontro com o embaixador, Omar Aziz falou do empenho do Governo do Estado e da Prefeitura para cumprir prazos de conclusão de obras para a Copa do Mundo e da preparação da cidade para receber turistas. O pacote promocional, em preparação pela Amazonastur, vai divulgar a capital nos países que jogarão na cidade com ações como outdoors, envelopagem de ônibus com imagens de paisagens amazônicas e publicidade em revistas de bordo de companhias aéreas. Em Manaus, jogarão as seleções da Inglaterra, Portugal, Itália, Suíça, Honduras, Camarões, Croácia e Estados Unidos.

"É uma campanha mostrando as nossas belezas, comidas típicas e as riquezas para que as pessoas desses países saibam que não vão só assistir o jogo, mas poderão também conhecer as belezas que temos a oferecer", disse. O governador acredita que um dos legados que a Copa do Mundo pode proporcionar ao Amazonas é no crescimento do fluxo turístico. "Se tratarmos bem as pessoas que virão para a Copa, com certeza elas chegarão aos seus países, falarão bem do Amazonas e de Manaus e outras pessoas virão conhecer a cidade da Manaus depois", ressaltou.

Na conversa com o embaixador, Omar falou de futebol e das relações históricas do Amazonas com os europeus, principalmente os ingleses. "Há muitos legados ingleses em Manaus, importantes como o porto, o sistema de esgoto e prédios históricos", destacou, ao lamentar que alguns noticiários britânicos divulguem informações que não são verdadeiras sobre a cidade. Para o governador, houve um mal entendido em relação à declaração do técnico da seleção inglesa, Roy Hodgson, sobre o clima de Manaus. Segundo Omar Aziz, a questão está superada.

"Não é o pensamento do povo inglês com relação a Manaus e ao Estado do Amazonas. Somos um povo que recebe as pessoas de braços abertos e vamos demonstrar ao Brasil e para o mundo que temos capacidade de organizar Copa e receber todos os turistas", disse Omar Aziz, ao destacar que a presença do embaixador no Amazonas serve também para encerrar qualquer animosidade.

De forma descontraída, o embaixador inglês disse que a visita a Manaus é uma oportunidade de virar a página e abrir novos caminhos e parcerias. Segundo o embaixador, os torcedores ingleses viram com animação o fato de a seleção inglesa disputar os jogos da primeira fase em Manaus e falou que a expectativa é que muitos turistas venham conhecer a cidade, por conta do reconhecimento internacional em torno da riqueza da biodiversidade.

"O time jogará aqui e estamos muito contentes. A atenção do mundo estará em Manaus. É a oportunidade de conhecer o Amazonas, o pulmão do mundo. Eu fico contente com a possibilidade de vir a Manaus e conhecer a cidade. Temos uma forte relação histórica. Quero fazer um novo capítulo, na ciência, no turismo, e também comercial, trabalhando saúde e outras áreas", reforçou.

Ao conhecer a Arena da Amazônia, Alex Ellis chamou o estádio de "magnífico" e pediu para bater um pênalti antes de deixar o campo. Mesmo com a torcida favorável dos operários, o embaixador errou o gol defendido pelo secretário municipal de esportes, Fabrício Lima. "Se não conseguirmos chegar a final, o Brasil vai ganhar a Copa. Mas pelo menos o apito da final será inglês, porque é fabricado na Inglaterra", brincou, em conversa com jornalistas, oportunidade em que informou que o centro de treinamento da equipe inglesa será no Rio de Janeiro.

Entrega Arena da Amazônia – O governador Omar Aziz confirmou para o mês de fevereiro a entrega da Arena da Amazônia. A construção está na fase de acabamento. Segundo relatório da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), 96% da obra está concluída. Os Campos Oficiais de Treinamento da Colina e do Coroado devem ser entregues em março.

"A previsão é essa. Não tem grandes problemas nesses centros de treinamento. Teve um no centro do Coroado e o Ministério Público do Trabalho interviu nas obras. Eles vão ter que se adequar. Não dá para brincar com a vida humana, muito menos com a segurança do trabalhador e da população que vai assistir aos jogos. São problemas que serão resolvidos".

Governo e Prefeitura trabalham ainda em estratégias para reduzir o valor de aquisição dos equipamentos da estrutura temporária que será montada para o staff do evento, informou o governador. A estrutura exigida pela FIFA é de responsabilidade das subsedes e, em Manaus, tem custo estimado em cerca de R$ 50 milhões.

Na ocasião, Omar Aziz disse que o modelo de utilização da Arena da Amazônia, após a Copa do Mundo, está em discussão. A manutenção do estádio tem custo mensal em torno de R$ 500 mil, o que inviabiliza a gestão por parte do Governo do Estado, segundo Omar Aziz. A possível terceirização será feita por meio de licitação pública, seguindo o critério da transparência e a escolha da melhor proposta de utilização.

"Para manter da forma como está, precisa ter uma renda mensal. Terá de ser operacionalizada, não pode ficar aqui achando que o Estado terá condições de fazer manutenção porque tem um custo e esse custo tem que ser retirado dos eventos que podem acontecer aqui nessa arena".

FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)