Compositores brasileiro e alemão na programação musical no Teatro Amazonas

Em Destaque
Por -
0
A Orquestra de Câmara do Amazonas, sob regência do maestro Nicolas Rauss, se apresenta nesta terça-feira (28), às 20h, no Teatro Amazonas, em mais um concerto da Série Guaraná 2014, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e patrocínio da Ambev. A apresentação, dividida em duas peças, tem entrada gratuita para os camarotes e os ingressos para plateia custam R$ 20 (inteira).
 
Na primeira parte do espetáculo, uma das principais obras do compositor pós modernista gaúcho Breno Blauth – Concertino para Oboé e Cordas – é o tema da apresentação que terá como convidada a solista Judith Simon.
 
Compositor de renome internacional, mas ainda pouco conhecido no País, Blauth tem um trabalho com fortes características nacionalistas onde se notabilizam os traços da cultura gauchesca mixada a influência dos estudos de composição na Universidade Nacional de Música do Brasil (UNMB), no Rio de Janeiro.
 
O Concertino é do período em que Blauth mudou-se para São Paulo e o trabalho respira a atmosfera da metrópole na qual se buscava os preceitos de Mário de Andrade, fator que insere definitivamente o compositor no movimento de reflorescimento do nacionalismo musical brasileiro no início dos anos 60.
 
Já no primeiro dos três movimentos da obra (Allegro), nota-se dois elementos fundamentais desta "brasilidade": o movimento de dança regional e os temas modais que na época eram considerados símbolos de brasileirismo.
 
Bach
        A segunda metade do concerto é dedicada ao compositor e músico alemão Carl Philipp Emanuel Bach, segundo filho do genial Johann Sebastian Bach e considerado o fundador e precursor do estilo clássico na música erudita por ser um dos maiores expoentes do período considerado Rococó ou Galante, que marca a transição entre o final do Barroco e início do Classicismo.
 
        Na apresentação desta terça-feira (28), no Teatro Amazonas, a Orquestra de Câmara irá executar a Sinfonia n. 5 para cordas e contínuo em si menor e a Sinfonia n. 6 para cordas e contínuo em mi maior.
 
O espetáculo começa às 20h. E para saber mais sobre os eventos, projetos, espetáculos, espaços culturais e demais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura acesse facebook.com/culturadoamazonas.
 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)