Apesar de serem oprimidas pelas, religiões mulheres são mais devotas que os homens, afirma ex-pastor

Em Destaque
Por -
0
Na maioria das religiões o homem exerce, normalmente, um papel de maior destaque e importância, em termos sacerdotais e também nas sociedades com grande influência religiosa. Apesar dos avanços sociais recentes que deram mais liberdade às mulheres, essas são, muitas vezes, relegadas a um papel secundário no dia a dia religioso.
Com base nesse raciocínio, o ex-pastor batista e bacharel em teologia Axel Bezerra Alves escreveu um artigo no qual traça o paralelo entre as doutrinas restritivas às mulheres ainda presentes em muitas religiões, com o fato de elas serem, normalmente, mais devotas e mais dedicadas à religião do que os homens.
Em seu texto, publicado recentemente no blog do jornalista Paulo Lopes, Alves trata a questão como um paradoxo. Ele afirma ainda se tratar de um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos, ao citar as imigrantes muçulmanas na Europa, que muitas vezem entram na justiça para terem o direito de usar o véu característico de sua religião.
Ao desenvolver o assunto, ex-pastor classifica as principais religiões do mundo, como cristianismo, como “extremamente machistas” e cita algumas características ou fatos históricos relacionados às religiões para endossar tal linha de pensamento. Entre outros, ele cita o fato de a igreja católica, bem como algumas protestantes, não permitirem o sacerdócio feminino. Ele critica também o islamismo, afirmando que “entre os muçulmanos, é evidente a submissão da mulher; é obrigada a dividir o marido com outras em silêncio, casa-se muito cedo, às vezes antes da puberdade”.
Bacharel em teologia, Alves afirma também que nas salas de aula os professores que tentam questionar a religião encontram maior resistência nas mulheres religiosas, e que entre os homens a resistência é muito menor.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)