Jornada de Urologia em Coari

Adicionar legenda
Detectar de forma precoce o câncer de próstata, reduzir o número de casos não tratados e aumentar o sucesso obtido pelo tratamento. Estes foram os objetivos da 2ª Jornada de Urologia, realizada desde a última quinta-feira (28) até este sábado (30), no município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. Dois médicos e uma enfermeira, do Hospital Sírio Libanês, na capital de São Paulo, atenderão 75 pacientes nesses três dias, além de realizarem 11 cirurgias. 

O público alvo é formado por homens acima de 50 anos, que passaram por uma triagem no Hospital Regional de Coari Dr. Odair Carlos Geraldo e policlínica Dr. Roque Ruan Dell'oso.


O agricultor Nelson Nogueira Ramos, 60, procurou o atendimento por conta de dores na barriga, ainda na 1ª Jornada de Urologia, realizada no último mês de outubro. Segundo ele, após vários exames, que incluiu até ultrassonografia, o retorno foi para trazer notícias positivas. "Com o remédio que o médico prescreveu, passei a me senti melhor. Eu não teria condições financeiras de procurar um médico em Manaus", disse. Já o técnico de agropecuária Manoel Almeida Santos, 60, fez pela primeira vez o exame de rotina. "Esse tipo de consulta é alvo muito preconceito entre os amigos, mas a nossa saúde deve estar em primeiro lugar", disse ele.

Segundo o chefe da equipe da jornada, o urologista Celso Gromatzky, a parceria com a prefeitura deve ser realizada a cada três meses, Segundo ele, as consultas são extremamente importantes, uma vez que, com um diagnóstico precoce o câncer é potencialmente curável. "Durante a ação os pacientes recebem um atendimento especializado, incluindo três tipos de exames e, quando necessário, são encaminhados para cirurgia". Gromatzky alertou que esse tipo de câncer pode matar se o paciente não tratar logo no início.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, João Luiz Lessa, 179 pacientes foram atendidos durante a 1ª Jornada de Urologia, realizada no início de outubro deste ano, e, apesar de alguns casos suspeitos terem sido alvo de biópsias, não houve nenhum diagnóstico da doença. "Isso é um alívio para a saúde do Município, mas temos consciência da importância desta ação médica, por este motivo a Prefeitura de Coari já confirmou a parceria para as outras edições desta jornada", finalizou.

Fotos: Cíntia Melo (Médico Celso Gromatzky atendendo agricultor Nelson Nogueira Ramos)


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato