IMPORTANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DE COARI ENDURECE MEDIDAS PARA BARES E CASAS NOTURNAS EM COARI






O representante do Ministério Público em Coari, Dr. Felipe Fish, tomou a atitude de fazer uma recomendação como prerrogativa do MP tendo como base o Art. 127 da Constituição Federal. Segundo o promotor as bases legais que elevam o MP a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, assim como o Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que é função do MP zelar pelo respeito aos direitos e garantias legais das crianças e adolescentes, promovendo medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis fez com que a promotoria recomendasse algumas medidas. O alvo são donos de bares e casas noturnas, no sentido de recomendar a conduta sobre menores nos estabelecimentos do gênero.

Crime

O promotor lembrou na recomendação que é CRIME o fato de hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em HOTEL, PENSÃO, MOTEL OU CONGÊNERE e que a prática deste crime prevê o FECHAMENTO DEFINITIVO DO ESTABELECIMENTO E CASSAÇÃO DA LICENÇA. O representante do MP lembrou também que as Autoridades Públicas DEVERÃO prender quem se achar em flagrante delito, encaminhando o preso para a Delegacia da Polícia Civil para que seja lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. 

O promotor lembrou ainda a PORTARIA 001/2009, oriunda do Poder Judiciário de Coari que estabelece horários em que bares e boates poderão funcionar e que proíbe a entrada de menores de idade, bem como a permanência dos mesmos em tais locais sem a companhia dos pais ou responsáveis.

Risco de Prisão e Fechamento de Casas Noturnas

Assim, o Ministério Público recomendou que os proprietários destes empreendimentos que cumpram ou façam cumprir as disposições legais do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que impeçam  a venda e consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes em seus recintos comerciais e até mesmo impedir a entrada ou permanência de menores desacompanhados de seus pais ou responsável legal e se caso os frequentadores resistirem, os proprietários de estabelecimentos devem acionar as autoridades policiais. Caso não o façam os mesmos podem ser responsabilizados CIVIL, ADMINISTRATIVA e PENALMENTE, inclusive com a possibilidade de imediata prisão em flagrante e condução à Delegacia de Polícia Civil de Coari.

Horário de Funcionamento de Casas Noturnas e Bares

A recomendação também define que os proprietários dos referidos estabelecimentos cumpra em sua totalidade a Portaria 001/2009 principalmente no que toca aos horários de funcionamento e a presença de menores de 18 anos. A referida portaria diz que bares e boates devem funcionar de domingo à quinta-feira até meia noite. As sextas, sábados e vésperas de feriados até as duas e meia da manhã e que a entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis está proibida após as 22:00h. O promotor em sua recomendação lembrou que a desobediência ao disposto pode resultar na cassação da licença e fechamento definitivo da empresa, devendo ser exigida a carteira de identidade quando da entrada do cliente no estabelecimento, desde que haja suspeita de que se trata de pessoa menor de idade.

A recomendação foi assinada pelo promotor José Felipe da Cunha Fish e cientificada pela Juiza de Direito Dra. Careen Aguiar Fernandes e também pela Juiza de Direito Dra. Dinah Câmara Fernandes de Souza.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato