Governador Omar Aziz diz que Governo Federal está empenhado na aprovação da PEC da ZFM

Em Destaque
Por -
0

O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou que a equipe econômica do Governo Federal está empenhada em cumprir a determinação da presidente Dilma Rousseff de aprovar, ainda este ano em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 506 B/2010 que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) de 2023 para 2073 e que está tramitando na Câmara Federal. Omar Aziz esteve reunido no fim da tarde desta quarta-feira, dia 20 de novembro, com o ministro Guido Mantega, na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

"O ministro é uma pessoa que conhece bem nossa realidade, sabe da importância disso pra nossa região. E ele foi muito claro dizendo que há uma determinação da presidente Dilma para que a PEC seja votada ainda este ano e para que se chegue a um entendimento sobre a Lei de Informática, o que impediu a votação da matéria até agora", disse o governador logo após sair do encontro.


Ainda segundo Omar, foi apresentada ao ministro da Fazenda a preocupação que o Amazonas tem com a falta de investimentos futuros no Polo Industrial de Manaus, uma vez que a incerteza sobre a prorrogação da ZFM tornará difícil a atração de novos investidores. "É quase impossível que uma empresa faça investimentos de 100 ou 200 milhões de reais para ter apenas 10 anos de incentivos fiscais", explicou o governador.

Acompanharam o governador no encontro com o ministro Guido Mantega, o secretário estadual de Fazenda, Afonso Lobo, a secretária estadual de Cooperação e Relações Institucionais, Nafice Bacry, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Josué Neto.

Conversa com Dilma – Mais cedo, o governador do Amazonas, Omar Aziz, também esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff durante solenidade que marcou a formalização do apoio do Partido Social Democrático (PSD) à candidatura à reeleição da presidente. Omar aproveitou a oportunidade para conversar sobre a votação da PEC da Zona Franca de Manaus. O governador ressaltou a posição enfática da presidente Dilma com a concretização dos compromissos firmados por ela com o Governo do Amazonas. "O que mais me deixou feliz foi a conversa com a presidente. Ela foi taxativa dizendo que não será desmoralizada. Ela tem um compromisso com o povo amazonense, com prorrogação da Zona Franca, e irá lutar muito para garantir que a PEC seja votada ainda este ano. Dilma tem assumido vários compromissos e tem honrado com eles", destacou.

A PEC da Zona Franca prorroga a política de incentivos fiscais por 50 anos (de 2023 até 2073). O projeto será avaliado em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados e somente depois de aprovado é que segue para análise no Senado Federal.


FOTOS: ALEX PAZUELLO/AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)