Em seminário que discute o futuro das hidrovias na Amazônia, José Melo falou dos desafios do setor

Em Destaque
Por -
0

O futuro das hidrovias na Amazônia nos próximos anos está sendo discutido em seminário realizado pela Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), em parceria com a Marinha do Brasil, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e Companhia de Docas do Maranhão (Codomar). O evento acontece nestas quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).


O vice-governador, José Melo, participou da abertura do seminário e destacou que as hidrovias podem ser alternativas para o escoamento do que é produzido no Estado, além de meio de transporte para quem vive na região, mas ressaltou que é preciso superar as peculiaridades dos rios amazônicos, o maior desafio nessa questão. "Em alguns rios como Juruá, Purus, Madeira, não existem leitos permanentes, então a cada ano você tem refazer as sinalizações. Esse sem dúvida é o maior desafio e esse encontro é importantíssimo para que isso seja discutido com todos os setores ligados ao tema".

Para José Melo, o trabalho da Marinha do Brasil é essencial para auxiliar a construção das hidrovias. Mesmo não sendo atividade fim da instituição, a Marinha contribui para a execução dos trabalhos de abertura e organização das hidrovias, principalmente no que diz respeito à tecnologia necessária para a realização desse tipo de trabalho, afirmou o vice-governador.Também participaram da abertura do evento o presidente da Fieam, Antônio Silva, e o deputado estadual Adjuto Afonso, representando da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Os debates contam, ainda, com a participação de profissionais especialistas na área de navegação, hidrovias e empresas do setor, representantes do setor e de instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).Entre os temas que serão discutidos estão plano hidroviário estratégico; fatores que interferem no transporte de cargas e passageiros em hidrovias; situação atual e perspectivas dos transportes aquaviários do Amazonas.

O almirante Domingos Sávio Nogueira afirmou que o modelo de hidrovias é o mais barato que existe e ressaltou a participação da Marinha no auxílio e organização do setor. Ele disse ainda que as hidrovias são imprescindíveis para a economia do Estado, principalmente como malhas hidroviárias voltadas ao escoamento da produção.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)