7 de novembro de 2013

COMEÇA PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE NOVA USINA DE ENERGIA ELÉTRICA


Uma nova usina de geração de energia elétrica, movida à gás proveniente da província de Urucu está perto de se torna uma realidade no município de Coari. Nesta quinta-feira (7), pela manhã o o Superintendente da Amazonas Energia para o interior: Radir Gomes de Oliveira esteve no município de Coari acompanhado do empresário proprietário da empresa Oliveira Energia, de um empresário americano e de secretários municipais para conhecer o local onde será construída a nova Usina a Gás, em Coari.



Apesar do tempo chuvoso, mas com o apoio de veículos a serviço da Prefeitura de Coari, foi possível trafegar os 15 quilômetros até o ponto de encanação do gás onde será possível abastecer a nova usina de energia elétrica com a nova matriz, mudando radicalmente a forma e o modelo de distribuição de energia para o município. O City Gate já está pronto, disponível para ser utilizado na Estrada Coari-Mamiá  e assim torna viável para a Eletrobrás Amazonas Energia a construção de uma nova usina, moderna e mais potente. Radir Gomes informou que já está trabalhando no projeto há 1 ano e que o mesmo já está aprovado.

Em entrevista ao Blog Em Destaque pela manhã Radir Gomes afirmou que com a nova matriz energética as mudanças serão significativas: "Primeiro é a mudanças do abastecimento de combustível que atualmente é feita via Manaus pela BR Distribuidora, que gera um abastecimento atualmente poluente e com essa mudança na matriz energética aqui em Coari a produção de energia será menos poluente contribuindo com o aspecto ambiental, depois haverá segurança para as empresas que virão se instalar no município com um serviço de fornecimento de energia confiável" - afirmou Radir Gomes.

A fase atual do Projeto é a preparação para a licitação, de acordo com a lei 12.111/09. "Nós preparamos este projeto, aprovamos na EPE, deve estar saindo esta semana os lançamentos de prazo para correr esta licitação, e se tudo correr bem, a nossa intenção é implantar no decorrer da ano de 2014 e até o final de 2015 estamos com esta usina completamente instalada e funcionando" - disse Radir Gomes. Com o funcionamento da nova usina, a atual que fica na bairro Espirito Santo será desinstalada. Radir Gomes informou ainda que desde o inicio do mandato o prefeito Adail Pinheiro tem trabalhado junto a Eletrobras Amazonas Energia reivindicando melhorias para o município na área de fornecimento de energia e a mudança da matriz energética com a construção da nova usina é uma das reivindicações, e informou ainda que o apoio da Prefeitura de Coari tem sido fundamental também para o funcionamento do Programa Luz Para Todos em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.