Coari realiza Dia D contra a Dengue

Em Destaque
Por -
0


O Dia D Contra a Dengue movimentou o município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, durante toda esta terça-feira, 5. As ações de controle e prevenção à doença foram reforçadas com uma grande campanha, iniciada pela manhã com uma carreata, que percorreu as principais avenidas da cidade. Panfletos informativos de prevenção do Aedes aegypti foram distribuídos pelos profissionais da área de endemia do município. O atendimento para tirar dúvidas da população e fornecer dicas de prevenção da doença foi realizado, durante todo o dia, na praça Getúlio Vargas, no Centro.


O secretário Municipal de Saúde, João Luiz Lessa, informou que este plano operacional de combate a dengue será realizado até o dia 20 de novembro e inclui a visita de 127 agentes comunitários e de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Coari em todos os bairros da cidade. Os profissionais envolvidos vão percorrer as casas munidos de equipamentos para a aplicação de inseticidas, nas áreas interna e externa das residências, visando o controle da doença.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Lucélia Menezes, a estrutura montada para a ação está sendo utilizada também para atuação na prevenção da malária.

A dona de casa, Francisca Muniz, 59, que visitou os estandes montados na praça em busca de orientações, contou que trabalhou na limpeza pública da cidade por 11 anos, e percebeu, após a primeira edição da campanha, a redução de lixo nas ruas e nas residências de Coari. “Mesmo afastada do meu trabalho atualmente, posso garantir que antes as ruas tinham muito lixo e hoje a população está mais consciente”, afirmou.

A ação também recebeu o apoio da vendedora Darlane Frota, 27, mãe de dois filhos pequenos, de 4 e 11 anos. “Limpo sempre a minha casa e meus vizinhos têm que fazer o mesmo para evitar a proliferação dos mosquitos que transmitem a dengue e a malária. Essa é a única garantia que temos para evitar doenças”, disse ela.

Para o secretário Municipal de Saúde, o cuidado deve ser constante, por isso a importância de massificar medidas simples de prevenção que promovam a saúde da população de imediato. “O trabalho é de parceria com a comunidade, porque o esforço deve ser de todos”, enfatizou João Luiz Lessa.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)