Braga destinará recursos de emenda parlamentar para o Ifam

Em Destaque
Por -
0

Educação Tecnológica




O reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), João Dias, e diretores de seis campi da instituição espalhados pelo estado se reuniram na última quinta-feira (31) com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM). Os diretores questionaram o senador sobre a possibilidade de a bancada do Amazonas destinar recursos do Orçamento da União para o Ifam.



Segundo o reitor, o Instituto precisa de recursos para investir em ações como readequação do sistema elétrico dos campi da Zona Leste e do Centro de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira; construção de blocos de laboratórios para os campi de Presidente Figueiredo, de Coari e do Distrito Industrial, em Manaus; construção de ginásio poliesportivo dos campi de Parintins, Coari, Maués, Lábrea, Tabatinga e Presidente Figueiredo, além de construção de estação de tratamento de efluentes em todas as unidades.


"Acreditamos que essas e outras ações não terão como ser levadas a termo sem o apoio da bancada do Amazonas no Congresso Nacional", explicou o reitor.


O senador Eduardo Braga, que também é coordenador da bancada, disse que a solicitação era pertinente e se comprometeu a destinar os recursos da emenda de bancada a que tem direito para o Ifam. 


"Podem sair daqui com a certeza de que a minha emenda de bancada será destinada ao Instituto. Não posso precisar o valor exato, pois isso depende do relator do Orçamento, mas vamos trabalhar para destinar cerca de R$ 60 milhões para a instituição", disse, acrescentando que o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento de 2014 deve iniciar no mês de novembro.


Números


O Ifam, originário do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira, possui atualmente 10 unidades espalhadas pelo estado (quatro em Manaus e outras seis em Coari, Lábrea, Maués, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga) e mais cinco (em Itacoatiara, Humaitá, Tefé, Eirunepé e Manacapuru) em processo de implantação. Atualmente, o Instituto possui cerca de 20 mil anos e mais de mil servidores. 


Além do reitor João Dias, participaram da reunião os diretores dos campi de Manaus Zona Leste, Aldenir de Carvalho Caetano; de Manaus Distrito Industrial, José Pinheiro Neto; de São Gabriel da Cachoeira, Paulo Henrique Aride; de Tabatinga, Jaime Cavalcante Alves e, ainda, o representante do campus de Parintins, Kleber de Souza.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)