Senador citado - Eduardo Braga e Eunício Oliveira lideram pesquisas de intenção de voto para governos do AM e CE - Portal R7

R7

Eduardo Braga e Eunício Oliveira lideram pesquisas de intenção de voto para governos do AM e CE

Se a eleição fosse hoje, o senador Eduardo Braga (PMBD) seria eleito governador do Amazonas ainda no primeiro turno. No Ceará, o senador Eunício Oliveira (PMDB) lidera as intenções de voto para o governo do Estado e, em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), é o favorito para assumir o governo do Estado. Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) aos institutos Vox Populi e MDA Pesquisa e divulgada na noite de terça-feira (8).

No Amazonas, na pesquisa de intenção de voto estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são fornecidos para o eleitor, Braga tem 51,9% dos votos e venceria ainda no primeiro turno. Hyssa Abrão (PPS) é a segunda com 16,2% dos votos, seguida de perto por Rebecca Garcia (PP), que tem 15,1%. José Melo (PROS) aparece em quarto com 5,2%. Os eleitores que votariam nulo ou em nenhum desses nomes somam 5,1% e os que não sabem ou não responderam são 6,4%.

Quando se considera em quem o eleitor não votaria, ou seja, a rejeição, José Melo lidera com 28% do total. Rebecca Garcia é a segunda colocada, com 20,9%, seguida de perto por Hyssa Abrão, com 19,5%. Eduardo Braga tem 12,9% de rejeição. Os eleitores que não rejeitam nenhum candidato são 32,9%, e os que não sabem ou não responderam totalizaram 9,5%.


Renan lidera pesquisa de intenção de voto ao governo de AL

A pesquisa no Amazonas, realizada pelo MDA Pesquisa, teve 1.500 entrevistas, feitas nas cidades de Manaus, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ceará

Eunício Oliveira teria 43% dos votos se a eleição para o governo do Ceará fosse hoje, segundo pesquisa estimulada. O segundo colocado na pesquisa é Zezinho Albuquerque (PSB), que aparece com 9%. O percentual de eleitores que votariam nulo, em branco ou em nenhum dos dois candidatos é de 28%. Outros 20% não sabem ou não responderam à pesquisa.

A amostra da pesquisa no Ceará considera um total de 1.600 entrevistas feitas pelo Vox Populi, de 29 de setembro a 3 de outubro, em Fortaleza, região metropolitana e interior do Estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Quando se considera a pesquisa de intenção de voto espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são citados, Cid Gomes (PROS) lidera com 6%. Vale lembrar, no entanto, que Cid já foi reeleito e não pode concorrer ao governo do Estado no próximo pleito. Eunício Oliveira (PMDB), neste recorte, foi lembrado por 3% dos eleitores, mesmo percentual obtido por Tasso Jereissati (PSDB).

Cinco candidatos teriam 1% dos votos: Ciro Gomes (PSB), Heitor Ferrer (PDT), Moroni Torgan (DEM), Lúcio Alcântara (PR) e Luizianne Lins (PT). Outros candidatos somados tiveram 2%. Os eleitores que votariam em branco ou nulo totalizaram 9%. A maior parte, porém, não soube responder — 72% do total.

Alagoas

Por fim, em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), aparece como o favorito para a sucessão do governo de Alagoas, de acordo com pesquisa CNT/Vox Populi. Renan é líder em intenções de voto em todos os cenários em que seu nome é considerado.

No primeiro cenário, o peemedebista tem 43% das intenções de voto quando o principal adversário é Benedito de Lira (PP), que teria 21% dos votos. O atual vice-governador, Thomaz Nonô (DEM), teria 8%.

Em outro cenário, quando a disputa está apenas entre Renan e Benedito de Lira, o presidente do Senado tem 46%, enquanto o senador do PP aparece com 24%.

Em Alagoas, 1.500 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.  

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato