Projovem Trabalhador vai beneficiar quase 600 jovens com cursos de qualificação

Em Destaque
Por -
0



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), realizou na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, a aula inaugural do Projovem Trabalhador – Juventude Cristã. Um total de 2.162 jovens se inscreveu para concorrer a uma das 597 vagas dos cursos de qualificação social e profissional do Projovem Trabalhador, que é coordenado pela Setrab e será executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).



Os cursos oferecidos são de áreas consideradas estratégicas para as oportunidades que serão geradas a partir da Copa do Mundo. "O projeto vai fazer a inclusão desses jovens que estão fora do mercado de trabalho através da qualificação e de toda a assistência técnica que eles terão acesso, com encaminhamento para estágios e vagas no mercado profissional. O mais importante é que todas essas áreas são estratégicas para as oportunidades que surgirão com a Copa do Mundo em Manaus", destacou a secretária estadual de Trabalho, Francinete Lima.



A aula inaugural do Projovem foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, com uma palestra sobre o protagonismo dos jovens no Brasil. A solenidade ocorreu no auditório Raimar Aguiar, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona sul de Manaus.



+Os cursos são nas áreas de alimentação, beleza e estética, informática, refrigeração, turismo e hospitalidade. Ao todo, serão seis meses de aulas e cada beneficiado irá receber mensalmente uma bolsa de R$ 100, além de vale transporte, material didático e alimentação. Com a conclusão do curso, o aluno terá acompanhamento técnico para encaminhamento para estágios e vagas formais no mercado profissional.



Cidadania – A superintendente regional do IEL, Kátia Araújo, explica que o Projovem formará não só mão-de-obra qualificada, mas cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. "O curso é muito importante, mas acima do curso nós estamos formando comportamentos. Estamos formando pessoas para o mundo do trabalho. Estamos formando seres humanos prontos para a vida, para trabalhar, para assumirem o protagonismo do qual eles fazem parte", ressaltou.



O Projovem é um programa do Governo Federal de qualificação social e profissional que visa capacitar jovens para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda, com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salario mínimo, estejam desempregados, e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental e/ou ensino médio.


Oportunidades – Aline Marialva já está de olho nas novas oportunidades. A jovem de 20 anos foi uma das 597 pessoas selecionadas para participar do projeto. Ela domina duas línguas estrangeiras e espera aprimorar os conhecimentos no curso de turismo e hospitalidade para se tornar uma boa guia turística.



"Quero viajar, conhecer novas culturas, até porque com a copa vai ser tudo muito mais amplo nessa área e quando chegar o mundial de futebol eu pretendo estar preparada", afirmou a jovem, confiante em obter êxito no mercado de trabalho após o curso.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)