22 de outubro de 2013

Projovem Trabalhador vai beneficiar quase 600 jovens com cursos de qualificação




O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), realizou na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, a aula inaugural do Projovem Trabalhador – Juventude Cristã. Um total de 2.162 jovens se inscreveu para concorrer a uma das 597 vagas dos cursos de qualificação social e profissional do Projovem Trabalhador, que é coordenado pela Setrab e será executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).



Os cursos oferecidos são de áreas consideradas estratégicas para as oportunidades que serão geradas a partir da Copa do Mundo. "O projeto vai fazer a inclusão desses jovens que estão fora do mercado de trabalho através da qualificação e de toda a assistência técnica que eles terão acesso, com encaminhamento para estágios e vagas no mercado profissional. O mais importante é que todas essas áreas são estratégicas para as oportunidades que surgirão com a Copa do Mundo em Manaus", destacou a secretária estadual de Trabalho, Francinete Lima.



A aula inaugural do Projovem foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, com uma palestra sobre o protagonismo dos jovens no Brasil. A solenidade ocorreu no auditório Raimar Aguiar, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona sul de Manaus.



+Os cursos são nas áreas de alimentação, beleza e estética, informática, refrigeração, turismo e hospitalidade. Ao todo, serão seis meses de aulas e cada beneficiado irá receber mensalmente uma bolsa de R$ 100, além de vale transporte, material didático e alimentação. Com a conclusão do curso, o aluno terá acompanhamento técnico para encaminhamento para estágios e vagas formais no mercado profissional.



Cidadania – A superintendente regional do IEL, Kátia Araújo, explica que o Projovem formará não só mão-de-obra qualificada, mas cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. "O curso é muito importante, mas acima do curso nós estamos formando comportamentos. Estamos formando pessoas para o mundo do trabalho. Estamos formando seres humanos prontos para a vida, para trabalhar, para assumirem o protagonismo do qual eles fazem parte", ressaltou.



O Projovem é um programa do Governo Federal de qualificação social e profissional que visa capacitar jovens para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda, com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salario mínimo, estejam desempregados, e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental e/ou ensino médio.


Oportunidades – Aline Marialva já está de olho nas novas oportunidades. A jovem de 20 anos foi uma das 597 pessoas selecionadas para participar do projeto. Ela domina duas línguas estrangeiras e espera aprimorar os conhecimentos no curso de turismo e hospitalidade para se tornar uma boa guia turística.



"Quero viajar, conhecer novas culturas, até porque com a copa vai ser tudo muito mais amplo nessa área e quando chegar o mundial de futebol eu pretendo estar preparada", afirmou a jovem, confiante em obter êxito no mercado de trabalho após o curso.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.