23 de outubro de 2013

Procon-AM firma parceria com TJAM para Semana de Conciliação, que acontece em novembro


O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus),  firmou  parceria com  o Tribunal de Justiça do Estado (TJAM) para solucionar, de maneira mais rápida, questões ligadas a relações de consumo. O objetivo é, com o auxilio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania do TJAM, cumprir o calendário estipulado pela Semana Nacional pela Conciliação, que acontece de 18 a 22 de novembro.

De acordo com a diretora do Procon-AM, Silvana Miranda, com a parceria, as decisões nos processos de conciliação serão imediatamente homologadas por um juiz, dando mais celeridade aos casos.  "O objetivo é que o Procon seja mais atuante. Todos vamos trabalhar para que essa parceria dê certo e consigamos resolver o maior número de demandas possíveis".

A previsão do Procon-AM é de que cerca de 500 processos sejam solucionados durante a Semana de Conciliação. Entre as empresas que aceitaram o chamado do Tribunal de Justiça para participar do mutirão estão as concessionárias de água e luz, Manaus Ambiental e Eletrobrás Amazonas Energia, instituições financeiras como Banco do Brasil e Bradesco, além da empresa de telefonia Vivo.

Segundo Silvana, todas as demandas existentes em relação aos serviços dessas empresas serão apreciadas. Ela destacou o fato de o consumidor, com o auxílio das redes sociais, estar mais atento àdefesa dos seus direitos. "A própria tecnologia faz com que o consumidor seja mais consciente", afirmou.

Semana de Conciliação – A Semana Nacional pela Conciliação é realizada todos os anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira.


Os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.

Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal faz uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.

Municipalização – O Procon-AM também firmou um convênio com o Ministério da Justiça para a municipalização do órgão. Com isso, 18 municípios do interior do Estado serão contemplados com uma unidade. Silvana Miranda explicou que as cidades ainda não foram escolhidas.

De acordo com a diretora, o convênio vai possibilitar a compra de equipamentos como ar-condicionado, mobiliário e todos os mecanismos da parte operacional, para que as unidades possam funcionar. Ela também explicou que o Procon-AM vai disponibilizar servidores, que vão oferecer treinamento aos futuros servidores das unidades municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)