Procon-AM firma parceria com TJAM para Semana de Conciliação, que acontece em novembro

Em Destaque
Por -
0

O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus),  firmou  parceria com  o Tribunal de Justiça do Estado (TJAM) para solucionar, de maneira mais rápida, questões ligadas a relações de consumo. O objetivo é, com o auxilio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania do TJAM, cumprir o calendário estipulado pela Semana Nacional pela Conciliação, que acontece de 18 a 22 de novembro.

De acordo com a diretora do Procon-AM, Silvana Miranda, com a parceria, as decisões nos processos de conciliação serão imediatamente homologadas por um juiz, dando mais celeridade aos casos.  "O objetivo é que o Procon seja mais atuante. Todos vamos trabalhar para que essa parceria dê certo e consigamos resolver o maior número de demandas possíveis".

A previsão do Procon-AM é de que cerca de 500 processos sejam solucionados durante a Semana de Conciliação. Entre as empresas que aceitaram o chamado do Tribunal de Justiça para participar do mutirão estão as concessionárias de água e luz, Manaus Ambiental e Eletrobrás Amazonas Energia, instituições financeiras como Banco do Brasil e Bradesco, além da empresa de telefonia Vivo.

Segundo Silvana, todas as demandas existentes em relação aos serviços dessas empresas serão apreciadas. Ela destacou o fato de o consumidor, com o auxílio das redes sociais, estar mais atento àdefesa dos seus direitos. "A própria tecnologia faz com que o consumidor seja mais consciente", afirmou.

Semana de Conciliação – A Semana Nacional pela Conciliação é realizada todos os anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira.


Os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita.

Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal faz uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.

Municipalização – O Procon-AM também firmou um convênio com o Ministério da Justiça para a municipalização do órgão. Com isso, 18 municípios do interior do Estado serão contemplados com uma unidade. Silvana Miranda explicou que as cidades ainda não foram escolhidas.

De acordo com a diretora, o convênio vai possibilitar a compra de equipamentos como ar-condicionado, mobiliário e todos os mecanismos da parte operacional, para que as unidades possam funcionar. Ela também explicou que o Procon-AM vai disponibilizar servidores, que vão oferecer treinamento aos futuros servidores das unidades municipais.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)