Header Ads

Primeiras obras em aeroportos regionais iniciam em fevereiro


A Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgou na última semana a lista dos aeroportos regionais que receberão investimento do governo federal na primeira fase das ações do Programa de Aviação Regional. Nessa fase, a licitação para obras em 50 aeródromos será divulgada até o mês de dezembro, com início previsto para fevereiro de 2014. No Amazonas, os primeiros municípios beneficiados serão Boca do Acre, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Maués, Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença.

De acordo com o assessor especial da SAC, Mário Rodrigues Júnior, nesta fase a prioridade de investimento é para aeródromos que dependem exclusivamente de terminais de passageiros, com salas de espera, áreas de inspeção de segurança, banheiros, lanchonetes e outras necessidades. Em alguns deles, segundo o assessor, haverá aprimoramento de pistas, melhoramento de pátios e demais ações importantes para o funcionamento de terminais de carga.

Cinco dos sete aeroportos do Amazonas que receberão os investimentos são os que tiveram os voos reduzidos no mês de agosto – e retomados na última semana – por falta de adequações a normas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (SAC). Segundo o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), com os investimentos de reforma e ampliação dos aeroportos, os problemas que dificultavam a locomoção dos moradores desses municípios serão resolvidos de uma vez por todas. O senador lembrou que o programa federal prevê subsídio para baratear o preço das passagens aéreas.

"O subsídio é essencial, pois não adianta reformar aeroporto, dar todas as condições de uso pelas empresas aéreas e os moradores continuarem tendo que pagar quase R$ 2, 5 mil em um trecho entre Manaus e Eirunepé, por exemplo", disse Braga.

Além dos sete municípios mencionados, estão previstas obras de reforma e ampliação nos aeroportos de Amaturá, Borba, Barcelos, Coari, Carauari, Codajás, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Manaus, Maraã, Nova Olinda do Norte, Parintins, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga e Uairini. Segundo o governo, as licitações para estes e demais aeródromos de outras regiões estão previstas para o mês de março de 2014, com início das obras em maio do mesmo ano.

Retomada de voos no interior

No início do mês, o senador Eduardo Braga se reuniu com o ministro da SAC, Wellington Moreira Franco, para negociar uma solução para a diminuição de voos para os municípios de Barcelos, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro e São Paulo de Olivença. O parlamentar explicou que a diminuição dos voos estava prejudicando o deslocamento de moradores, especialmente em situações de emergência.

Em reunião com a ANAC, a SAC decidiu conceder prazo de 18 meses para que os municípios possam se adequar às normas de segurança exigidas para o funcionamento de aeroportos. A Secretaria também se responsabilizou pelo cumprimento das normas. A medida – publicada no dia 10 deste mês - permite a retomada imediata dos voos cancelados.

Além de Braga, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Alfredo Nascimento (PR), além do deputado federal Francisco Praciano (PT), participaram das negociações na SAC.

Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.