PREFEITURA DE COARI PROMOVE JORNADA DE URULOGIA COM ESPECIALISTAS DE SÃO PAULO

Em Destaque
Por -
0
Prefeito Adail Pinheiro apresenta equipe de especialistas para pacientes na Policlínica em Coari.

Uma equipe formada por especialistas em urologia chegou hoje pela manhã ao município de Coari para a Primeira Jornada em Urologia, realizada pela Secretaria de Saúde de Coari. A medida parte de uma determinação do prefeito de Coari Adail Pinheiro para trazer ao município mutirões de cirurgiões das mais diversas especialidades para atender a população coariense, fato que já é uma realidade. Neste primeiro momento será feita uma triagem, com realizações de consultas, exames e outros procedimentos para que no mês de novembro as cirurgias sejam realizadas.

O prefeito Adail Pinheiro afirmou que é um motivo de alegria poder proporcionar este atendimento à população, uma vez que é um compromisso firmado desde a campanha eleitoral em trazer especialistas para atender os coarienses. "Estou muito feliz de proporcionar isto à população, sobretudo aos amigos que têm mais de 50 anos que vão poder ser atendidos por profissionais competentes e experientes através de uma ação da Prefeitura de Coari com a Universidade Federal de São Paulo e o Hospital Sírio Libanês, com uma equipe de profissionais de saúde que estão aqui para resolver este problema dos homens de mais de 50 anos que possam ter algum tipo de doença" - disse Adail Pinheiro.  A medida tomada pela prefeitura de Coari é inédita no Estado do Amazonas: é uma especialidade de difícil acesso para as pessoas em geral, porque traz ao município de Coari o acesso a cirurgias ou tratamentos que se fizerem necessários sem custo direto ao paciente.

Médicos: Dr.  Celso Gromatzky, Dr. José Rocha
e Dr. João Paladin
o.
Para a equipe médica que veio ao município para a Jornada de Urologia, todo o esforço que os médicos brasileiros possam fazer desde o norte do país, desde a floresta amazônica até o extremo sul do país, é uma grande conquista. O objetivo é concentrar esforços para trazer a saúde masculina ao mesmo patamar da saúde feminina, por isto o esforço a equipe médica em se deslocar para atender os pacientes no município de Coari. "Eu vi o prefeito Adail Pinheiro com um interesse enorme para atender o povo de Coari, e ele me informou que não havia urologista para atender a população local, e eu me dispus a juntar um grupo e fazer este mutirão, coisa que a nossa equipe faz com prazer enorme" - afirmou o Doutor em Urologia Celso Gromatzky especialista em urologia formado pela Universidade de São Paulo (USP) e que coordena a Unidade de Medicina Sexual do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. O risco de um homem acima de 50 anos vir a ter um câncer de próstata e sofrer com isto, ou morrer disto, é muito alto, foi o que lembrou Dr. Celso, mas se o exame preventivo for feito isso pode salvar a vida do homem: "É melhor o homem fazer um exame que dura menos de 15 segundos e que não é doloroso, apenas desconfortável, e ele possa salvar a própria vida e cuidar da família do que ele morrer de uma doença que nós temos a chance de curar" - concluiu o médico.

Está em execução desde o dia primeiro de outubro a Campanha Outubro Rosa, para prevenção do Câncer do Colo de Útero e de Mama e ela vai se estender até o dia 31 de outubro, os atendimentos estão sendo feitos todas as terças e quartas-feiras nas Unidades Básicas de Saúde. Hoje (11) está sendo encerrado o primeiro Mutirão de Cirurgia de Lábios Leporinos, para a correção das deficiências congênitas nos lábios de crianças. Segundo o Secretário de Saúde de Coari João Luiz Ferreira Lessa, esta ação é mais uma demostração do interesse do governo municipal na pessoa do prefeito de Coari Adail Pinheiro com a saúde da população de Coari: "É a primeira vez que esta equipe está no município e vai retornar no próximo ano para dar continuidade aos trabalhos. Mas a própria secretaria de saúde vai promover o acompanhamento individualizado destes pacientes, porque cada caso é um caso e quando a equipe de cirurgia dos lábios leporinos retornar à Coari no mês de Abril, vai poder proceder a uma segunda cirurgia nos pacientes que necessitarem do procedimento" - afirmou João Luiz. O secretário também informou que alguns que não foram operados neste primeiro momento, receberam uma prótese para poder dar condições para que no mês de Abril estes possam ser submetidos à cirurgia. Nos dias 25 à 27 de outubro será realizado em Coari um mutirão de cirurgias gerais e no início de novembro um outro mutirão de cirurgia oftalmológicas, um extenso cronograma de trabalho em favor da saúde da população que vai se estender até o final do ano.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)