Papa Francisco cria Diocese de Coari e nomeia dom Marcos como primeiro bispo

Em Destaque
Por -
0
O papa Francisco elevou a prelazia territorial de Coari, no Amazonas, à categoria de Diocese e nomeou o polonês dom Marcos Marian Piatek como seu primeiro bispo, informou nesta quarta-feira a Santa Sé em comunicado.



Marcos Marian Piatek, que nasceu na cidade polonesa de Tuchów, em 1954, foi nomeado em 2011 como bispo prelado de Coari, ou seja, responsável pela prelazia territorial, uma divisão da Igreja Católica que pode se transformar em Diocese após cumprir uma série de requisitos.

Ordenado sacerdote em junho de 1980, o novo bispo de Coari pertence à Congregação do Santíssimo Redentor e realizou estudos de Filosofia e Teologia em sua cidade, além do doutorado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana de Roma.

A nova diocese pertence à Província Eclesiástica de Manaus e ao Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A sede diocesana se encontra na Catedral Sant'Ana e São Sebastião, em Coari. A Prelazia havia sido erigida pelo Papa Paulo VI em 1963.

A diocese de Coari conta com dez paróquias e um território de 135 mil quilômetros quadrados.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)