Mudanças na fauna e flora amazônica são retratadas em exposição ‘Retorno à Amazônia’

Em Destaque
Por -
0
Uma exposição fotográfica com o resultado de dois anos de uma expedição realizada em 1997 na Amazônia pelo cineasta Jean Michel Cousteau está à mostra no Palácio Rio Negro, no centro de Manaus, a partir desta quarta-feira, 16 de outubro, até o dia 19 de dezembro. As imagens revelam as transformações da fauna e da flora amazônica num período de 25 anos, após a primeira jornada científica realizada por terra, água e ar na região pelo oceanógrafo e cientista Jacques Cousteau, pai de Jean Michel.



Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a mostra está aberta para visitação gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos domingos, das 16h às 20h. Ao todo a exposição traz 30 fotografias e vídeos referentes aos 20 meses da empreitada do cineasta.



O pai de Jean Michel, Jacques Cousteau, é figura mundialmente conhecida, especialmente pelas longas viagens de pesquisa ao redor do mundo, onde catalogava e estudava espécies pelos oceanos do planeta. A exposição "Retorno à Amazônia" reúne fotografias produzidas durante recente viagem de Jean, curador da mostra, que investiu em apresentar as mudanças ocorridas durante os 25 anos que separam a expedição original do pai dele, realizada em 1982, e a sua jornada.



Há 30 anos, Jacques Cousteau percorreu os 6.800 quilômetros da Amazônia com uma equipe de 50 pessoas, e também com o seu filho, para explorá-la por água, terra e ar. Vinte e cinco anos depois, Jean Michel embarcou na mesma trajetória com seus filhos, levando também a fotógrafa Carrie Vonderhaar, autora das 30 imagens expostas no Palácio Rio Negro.



De todas as imagens, a que mais traduz a intenção de Jean é a da represa de Balbina. Na imagem, os galhos secos emergem de uma bacia de água lembrando que alí existiu uma floresta verde. A represa foi instalada poucos anos depois da visita de Jacques Cousteau ao local.



"As alterações na fauna e na flora foram intensamente mencionadas por Jacques. Ele sabia que haveria alterações no meio ambiente, mas, para a surpresa de Jean as alterações foram, em certo ponto, drásticas", relatou a turismóloga e supervisora da exposição, Ana Lídia.



Livro de plástico – A exposição é um breve resumo de um livro que deve ser lançado no inicio do ano que vem por Jean Michel. A obra é feita de plástico reciclado, tecnologia brasileira que, além de prezar pelo meio ambiente, promete durabilidade do livro que também é à prova de água. A exposição "Retorno à Amazônia" é itinerante e já esteve no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e em São Paulo, no Espaço Cultural BM&Bovespa.



CRÉDITO DAS FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)