MP do Mais Médicos é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial

Em Destaque
Por -
0
Saúde


A Medida Provisória 621/2013, que institui o programa 'Mais Médicos' e garante a contratação desses profissionais para regiões carentes do país, foi aprovada nesta quarta-feira (16) pelo Plenário do Senado e agora segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff, que apresentou a proposta ao Congresso Nacional. Um dos articuladores da aprovação da matéria, o líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB/AM), disse que a medida do governo foi ousada e vai beneficiar principalmente os brasileiros que moram em regiões distantes dos grandes centros.

"Claro que essa medida sozinha não vai resolver todos os problemas de saúde do Brasil, mas, especialmente nós, que moramos na Amazônia, sabemos da dificuldade de oferecer atendimento básico por falta de profissionais. A demanda sempre foi maior que a oferta de médicos. Por isso, a aprovação dessa medida é muito importante", disse o senador ao parabenizar os demais senadores pela aprovação.

Em todo país, segundo o Ministério da Saúde, o programa já conta com 1.020 profissionais - brasileiros e estrangeiros - em atividade nas regiões mais carentes do país, beneficiando 3,5 milhões de brasileiros. No Amazonas, pelo menos 62 profissionais já começaram a trabalhar e o número de pessoas atendidas pelo Mais Médicos ultrapassa 200 mil moradores do estado.
Além de contratação de profissionais, o programa dispõe sobre as regras para o funcionamento de cursos de graduação em medicina, aumento de vagas nesses cursos e em programas de residência médica.

"Esse programa vai dobrar o número de vagas de cursos de medicina no país, possibilitando a formação de médicos em áreas mais periféricas, e vai também aumentar significativamente o número de vagas para a residência médica", enfatizou Braga.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)