Ministra Ideli Salvatti vem a Manaus para encontrar prefeitos do Amazonas

Em Destaque
Por -
0


Parlamentares da bancada federal do Amazonas em Brasília se reuniram nesta terça-feira (01) com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para planejar o encontro do governo federal com prefeitos do estado.  O evento ocorre nas próximas quinta (03) e sexta-feira (04), em Manaus. O Amazonas é o 22º estado a receber a visita da ministra para dialogar com gestores municipais.


Na reunião realizada no gabinete do líder do governo no Senado e coordenador da bancada, Eduardo Braga (PMDB/AM), a ministra pediu indicações de projetos importantes para o estado e que dependem de financiamento do governo federal. A ideia da ministra é apresentar respostas sobre esses projetos na reunião com os prefeitos.

Os parlamentares solicitaram maior celeridade na execução de obras de infraestrutura, como reforma e construção de aeroportos no interior do estado, dos terminais hidroviários em vários municípios e do Porto de Manaus, extensão do fornecimento de energia elétrica do Linhão de Tucuruí para várias cidades do estado, expansão do programa Luz para Todos, contratação de peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), expansão da rede bancária federal para o interior, entre outros temas.

Sobre os aeroportos, o senador Eduardo Braga explicou à ministra que a bancada solicitou à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para que sejam retomados voos cancelados em municípios do interior. Ele enfatizou que o cancelamento dos voos, para cumprir determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), prejudica o deslocamento no estado.

"É muito importante que se leve aos prefeitos uma resposta sobre essa questão, como a retomada imediata dos voos. E para resolver questões estruturais, o governo federal poderia enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei específico para aeroportos regionais, pois não se pode tratar com as mesmas regras aeroportos de grandes e pequenos municípios", disse Braga.
Além do líder, participaram da reunião os senadores Alfredo Nascimento (PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), os deputados federais Átila Lins (PSD), Francisco Praciano (PT), Henrique Oliveira (PR), Plínio Valério (PSDB) e Silas Câmara (PSD), além do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Agenda
A chegada da ministra e sua equipe a Manaus está prevista para as 13h45 de quinta-feira. Em seguida, a ministra fará vistoria nas obras do aeroporto Eduardo Gomes, do programa Minha Casa Minha Vida e da Avenida das Torres, todas executadas com recursos federais. Às 17h, Ideli Salvatti se reúne com gestores de órgãos federais no Amazonas e às 18h faz a abertura do encontro com os prefeitos, no Centro Cultural Palácio Rio Negro.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)