ESTUDO REVELA: Morte por AVC é maior na zona urbana de Coari

Um estudo do fisioterapeuta Tiótrefis Gomes Fernandes, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), realizado no município de Coari, revelou que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi motivo de 14% das mortes de pessoas com mais de 35 anos, entre 2003 e 2010. De todos os atingidos pelo derrame na cidade em um ano, cerca de 35% morreram em até um mês após a ocorrência.


A pesquisa também comprovou a maior mortalidade entre os moradores da área urbana, quando comparados aos ribeirinhos, da zona rural, além da alta taxa de prejuízo neurológico. A pesquisa buscou também os casos não hospitalizados.Os hábitos de vida diferentes dos moradores das duas áreas podem ter sido determinantes para esta diferença. Os ribeirinhos costumam viver de agricultura familiar e pesca de subsistência, não entrando em contato com fatores que tendem a aumentar as chances de um AVC ocorrer ou de morte pela doença.

A pesquisa foi feita em três etapas. A primeira delas foi o acompanhamento dos casos da doença registrados de outubro de 2010 a setembro de 2011 (23, no total) no Hospital Regional de Coari.O fisioterapeuta observou cada paciente e concluiu que 35% das pessoas morrem em até um mês após o derrame.O perfil mais comum dos acometidos pela doença era de homens, pardos, sem estudo formal e com renda de um a dois salários mínimos. A idade média destes pacientes era de 73 anos e quase a totalidade (95,7%) apresentava hipertensão. Nesta fase, foi possível perceber que o AVC causou grave comprometimento neurológico em 73,4% dos casos.

Foi feita também a análise dos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de 2003 a 2010 no município, concedidos pelo Ministério da Saúde. Eles revelaram que 14% das mortes da área foram em decorrência do AVC e confirmaram que o risco da morte pela doença aumenta quanto maior a idade da pessoa.

COM: UOL

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato