Entidade social apresenta resultados positivos com crianças carentes em Iranduba


Jovens carentes do município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) estão conseguindo superar as dificuldades escolares e a ter uma boa formação social por meio das ações da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM). A instituição conta com apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas para oferecer qualidade nas atividades socioeducativas e de geração de renda para as famílias da região.  

Em agosto deste ano, a presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, fez a entrega de um veículo tipo Van, equipamentos para as salas de aula e materiais para construção de duas casas de plasticultura para melhorar as produções agrícolas de pequenos agricultores. Os benefícios fazem parte do convênio entre o FPS e a ADCAM, no valor de R$ 120,7 mil.

Os resultados desses investimentos trouxeram benefícios para a instituição que ajuda o desenvolvimento acadêmico dos alunos e faz com que eles tenham uma formação humana. As aulas são realizadas duas vezes na semana, no contraturno escolar, e estão transformando a realidade dos jovens, conforme afirma a professora Suely dos Santos.  

"As doações das cadeiras, lousas e outras coisas ajudaram a continuar nosso trabalho que funciona como um complemento na escola e a ajuda a suprir a falta de acompanhamento dos pais. Ministramos na vida deles temáticas voltadas para os princípios sociais e humanos para que os ajudem a ter um futuro melhor e, com isso, temos vistos, que eles estão conquistando um bom desenvolvimento escolar e boas condutas dentro de casa", disse a professora.


A estudante Ayane Soares, 10, disse que está a cada dia ficando com boas melhorias na escrita e na leitura. "Acho muito bom participar das aulas porque passei a entender melhor outros assuntos como meio ambiente e outras coisas. E, por causa disso, passei a ler e escrever bem melhor do que antes".

Compromisso - Segundo a presidente do FPS, é fundamental apoiar trabalhos comprometidos com a qualidade de vida da população. "É necessário valorizar e apoiar instituições que possuem um trabalho sério em nosso Estado. Tenho certeza que esses benefícios vão somar com o futuro dessas crianças e famílias que moram em Iranduba. E o governador Omar Aziz tem essa preocupação de amparar e cuidar do futuro das famílias amazonenses", disse Nejmi Aziz.

Logística – A locomação dos alunos até a sede da instituição, que fica localizada na zona rural do município, era outro fator que precisava de uma solução na entidade para minimizar os problemas com a frequência na aulas. Atualmente, a assiduidade faz parte da rotina na vida de todos.

"O veículo foi fundamental porque hoje a minha filha e as outras crianças não chegam mais atrasadas como era antigamente. E estou muito feliz porque, além disso, a associação tem sido importante para a educação da minha filha que ocupa seu tempo com as ações que são realizadas", comentou a mãe de Ayane, a dona de casa Albertina Soares.

 

Renda - O apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) também alcançou as famílias que vivem da produção de hortaliças. A construção das casas de plasticultura oferece mais qualidade nas produções que são responsáveis pela geração de renda de pequenos agricultores na região. Toda a produção é escoada para as feiras locais e para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do município. 

CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM

Comentários