Entidade social apresenta resultados positivos com crianças carentes em Iranduba

Em Destaque
Por -
0

Jovens carentes do município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) estão conseguindo superar as dificuldades escolares e a ter uma boa formação social por meio das ações da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM). A instituição conta com apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas para oferecer qualidade nas atividades socioeducativas e de geração de renda para as famílias da região.  

Em agosto deste ano, a presidente do FPS e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, fez a entrega de um veículo tipo Van, equipamentos para as salas de aula e materiais para construção de duas casas de plasticultura para melhorar as produções agrícolas de pequenos agricultores. Os benefícios fazem parte do convênio entre o FPS e a ADCAM, no valor de R$ 120,7 mil.

Os resultados desses investimentos trouxeram benefícios para a instituição que ajuda o desenvolvimento acadêmico dos alunos e faz com que eles tenham uma formação humana. As aulas são realizadas duas vezes na semana, no contraturno escolar, e estão transformando a realidade dos jovens, conforme afirma a professora Suely dos Santos.  

"As doações das cadeiras, lousas e outras coisas ajudaram a continuar nosso trabalho que funciona como um complemento na escola e a ajuda a suprir a falta de acompanhamento dos pais. Ministramos na vida deles temáticas voltadas para os princípios sociais e humanos para que os ajudem a ter um futuro melhor e, com isso, temos vistos, que eles estão conquistando um bom desenvolvimento escolar e boas condutas dentro de casa", disse a professora.


A estudante Ayane Soares, 10, disse que está a cada dia ficando com boas melhorias na escrita e na leitura. "Acho muito bom participar das aulas porque passei a entender melhor outros assuntos como meio ambiente e outras coisas. E, por causa disso, passei a ler e escrever bem melhor do que antes".

Compromisso - Segundo a presidente do FPS, é fundamental apoiar trabalhos comprometidos com a qualidade de vida da população. "É necessário valorizar e apoiar instituições que possuem um trabalho sério em nosso Estado. Tenho certeza que esses benefícios vão somar com o futuro dessas crianças e famílias que moram em Iranduba. E o governador Omar Aziz tem essa preocupação de amparar e cuidar do futuro das famílias amazonenses", disse Nejmi Aziz.

Logística – A locomação dos alunos até a sede da instituição, que fica localizada na zona rural do município, era outro fator que precisava de uma solução na entidade para minimizar os problemas com a frequência na aulas. Atualmente, a assiduidade faz parte da rotina na vida de todos.

"O veículo foi fundamental porque hoje a minha filha e as outras crianças não chegam mais atrasadas como era antigamente. E estou muito feliz porque, além disso, a associação tem sido importante para a educação da minha filha que ocupa seu tempo com as ações que são realizadas", comentou a mãe de Ayane, a dona de casa Albertina Soares.

 

Renda - O apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) também alcançou as famílias que vivem da produção de hortaliças. A construção das casas de plasticultura oferece mais qualidade nas produções que são responsáveis pela geração de renda de pequenos agricultores na região. Toda a produção é escoada para as feiras locais e para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do município. 

CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)