CIENTISTAS CONFIRMAM ALTÍSSIMA CONCENTRAÇÃO DE PUPUNHA NA REGIÃO DE COARI

Em Destaque
Por -
0

Estudo identifica a origem da pupunha na Amazônia

CIÊNCIAEM PAUTA, POR SÉFORA LITAIFF


Postado em 03/10/2013

Os grupos com frutos oleosos e amidosos são encontrados no sudoeste da Amazônia e entre Coari e Manaus, onde tem uma zona de fusão desses dois tipos da pupunha. Imagem: Pesquisadora Michelly Cristo
Os grupos com frutos oleosos e amidosos são encontrados no sudoeste da Amazônia e entre Coari e Manaus, onde tem uma zona de fusão desses dois tipos da pupunha. Imagem: Pesquisadora Michelly Cristo
Estudo realizado na Amazônia brasileira e estrangeira identificou as regiões com maior concentração da pupunha silvestre e domesticada. O fruto é conhecido cientificamente por Bactris gasipaes e tem duas variedades botânicas: a domesticada, com variedade gasipaes,  e a silvestr, comchichaguiEsse estudo faz parte da pesquisa sobre a “origem da pupunha”, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Amazonas (Fapeam), e executada por pesquisadores e pós-graduandos  da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A pesquisadora Michelly de Cristo Araújo, membro da equipe de estudo, disse que as duas variedades se diferem apenas pelo tamanho. “Os frutos do tipo silvestre são menores que uma azeitona, e o fruto da pupunha domesticada varia entre o tamanho de uma azeitona grande até o de uma maçã”, disse.
ANÁLISE DA PUPUNHA
Segundo o pesquisador do Inpa, Charles Clement, os consumidores de Manaus preferem os frutos de tamanho entre pequeno e médio, com cerca de vinte a quarenta gramas, e setenta por cento deles optam pelo fruto da cor vermelha e mais oleoso. “Apesar de todo mundo ter uma definição diferente de gosto, cem por cento da população estudada preferiram as pupunhas mais fáceis de serem descascadas e as com casca brilhosa”, explica o pesquisador. “As preferências atuais pela qualidade dos frutos são explicadas pelas opções das pessoas que selecionaram a pupunha no passado”, disse.
“Na Amazônia descobrimos que as preferências podem ser agrupadas em dois tipos: frutos médios e oleosos para o consumo direto; e frutos médios e grandes sem óleo para fermentação, utilizada para fazer caissuma (uma bebida indígena feita com pupunha amassada, fermentada e usada em festas)”, explica.
De acordo com o pesquisador, os frutos do tipo preferido para consumo direto são encontrados desde o alto rio Madeira até Manaus, capital do Amazonas, e de Coari no interior do Estado até Belém, no Pará. Os frutos para fermentação são localizados no oeste da Amazônia, especialmente no alto rio Solimões, no Peru, Equador e Colômbia. “No sudoeste da Amazônia, entre o alto rio Madeira e o alto rio Ucayali, no Peru, descobrimos a área da origem da pupunha, baseada em análises genéticas do cloroplasto (é o responsável pela cor verde em plantas), pesquisadas por Michelly de Cristo, e outros pesquisadores da Ufam”, conclui o doutor Clement.
CIÊNCIAem PAUTA, por Séfora Litaiff
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)