Cadeia produtiva da piaçava deve ser fortalecida



A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Amazonas (SDS), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo (Seafe/SDS), realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, a 2ª Reunião com a Comissão Permanente de Monitoramento da Cadeia Produtiva da Piaçava da Câmara de Vereadores do Município de Barcelos.




Na ocasião, foram apresentadas as propostas, formuladas pela Comissão, para o fortalecimento e consolidação da cadeia produtiva da piaçava no Amazonas; e a ampliação do envolvimento do Governo Estadual neste processo.



A titular da SDS, Kamila Amaral, ressaltou o trabalho do Governo do Estado na produção de piaçava no Amazonas. "É uma agenda estratégica para se trabalhar e temos muita troca de informações a serem feitas. É importante o acompanhamento desta atividade para que se desenvolva de forma correta. A subvenção da piaçaba precisa ser agregada a outras atividades, assim como se faz a subvenção da borracha, malva e da juta. É necessário que se fortaleça a cadeia produtiva, em que os agentes tenham seus papeis bem definidos. Precisamos valorizar os piaçabeiros e conseguir trazer o equilíbrio para essa atividade", afirma.



A Secretária Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo da SDS, Sila Mesquita, enfatizou a importância do trabalho em conjunto por parte das organizações governamentais para o sucesso das ações a serem implementadas. "A partir desse encontro interinstitucional envolvendo governo municipal, estadual e federal será possível estabelecer um plano de ação eficaz na tentativa de se resolver a curto, médio e a longo prazo os gargalos referentes à cadeia produtiva da piaçava, fortalecendo o arranjo produtivo local e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias de piaçabeiros.", conclui.



O evento contou com a participação de representantes da Câmara Municipal de Barcelos (CBM), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Terras do Amazonas (Iteam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AM), Secretaria para Povos Indígenas (Seind) e da Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato