Beneficiamento do pescado é tema de capacitação em Coari

 
Apresentar o pescado em diferentes formas para consumo foi o que agricultores (as) familiares da comunidade Nossa Senhora Aparecida Esperança I aprenderam durante o curso sobre Beneficiamento do Pescado realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no município de Coari (distante a 363 quilômetros de Manaus). O objetivo foi ampliar o nível de conhecimento teórico e prático do público envolvido, assim como demonstrar técnicas de beneficiamento que priorizam a segurança, higiene e qualidade do produto final.




De acordo com o engenheiro de pesca do IDAM/Coari, Elcides de Oliveira Neto, o curso iniciou com uma pequena introdução sobre a piscicultura, e na parte prática os participantes aprenderam as técnicas de filetagem, retirada de espinhas e trituração. “A ideia é trabalhar com essas técnicas sempre alertando o agricultor para os cuidados com a higiene”, disse.

Segundo Neto, os agricultores da comunidade beneficiada com a capacitação dispõem de uma estação experimental de piscicultura, onde são cultivados peixes da espécie tambaqui. Instalada há mais de três anos, a unidade beneficia cerca de trinta e cinco famílias e conta com a assistência técnica do IDAM periodicamente.

Com o beneficiamento das espécies de tambaqui, tucunaré e curimatã foi possível preparar subprodutos como: fishburguer, almôndegas, nuggets, patê, entre outros.

“O curso mostrou aos agricultores que é possível aumentar a renda familiar com as novas formas de processamento do pescado, além de proporcionar aos consumidores uma variedade maior de produtos nas feiras e mercados locais”, ressaltou o gerente do IDAM/Coari, Dimitri Portugual.

A capacitação contou com apoio do Afrânio César de Souza Pereira (engenheiro de pesca da Prefeitura), Adilson Alves da Cruz (técnico do IDAM/Coari) e Joaquim Monteiro de Souza (aluno do curso técnico em recurso pesqueiro do Centro de Educação Tecnológica-Cetam).

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato