Municípios do Amazonas recebem kits de defesa civil



Os municípios de Iranduba, Manicoré e Tefé receberam nesta quinta-feira, 29 de agosto, kits de defesa civil compostos de aparelhos GPS, máquinas fotográficas, tablets e veículos com tração 4x4. O material foi entregue pelo titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), coronel Roberto Rocha, e o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun.


Os kits fazem parte de um programa do Governo Federal de fortalecimento dos trabalhos das Defesas Civis municipais e foram repassados pelo Ministério da Integração Nacional. Cada um custou cerca de R$ 130 mil. Nessa primeira fase, 91 cidades brasileiras vão receber o material e até o final do programa, em 2014, esse número deve chegar a 821 municípios.

De acordo com o coronel Roberto Rocha, a ação vai auxiliar os municípios a estruturarem seus órgãos municipais de Defesa Civil, além de prevenir desastres e de ajudar a acabar com a cultura de não prevenção de riscos, ainda existente, principalmente em cidades do interior. "Além de estrutura os municípios, o benefício servirá para estimular outros municípios para a criação de suas coordenadorias, junto ao órgão estadual".

Para receber os equipamentos, os municípios amazonenses precisaram cumprir alguns pré-requisitos, como explicou Armin Braun. "Primeiramente esses municípios devem estar licitados e mapeados pelo Governo Federal como de maior risco de desastre no Brasil. Após esse mapeamento são selecionados os municípios de maior risco e o município tem que cumprir requisitos basicamente relacionados à organização da Defesa Civil Municipal".

O prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, destacou a importância dos kits para que o município consiga atender melhor os casos de emergência e prevenir problemas futuros. O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, já enviou kits de defesa civil para municípios de outros 12 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Reunião - Gestores Estaduais de Defesa Civil de todo o Brasil iniciaram nesta quinta-feira, em Manaus, no Hotel Park Suítes (avenida Coronel Teixeira, nº 1.320-A, Ponta Negra, zona oeste), a 5ª Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), que acontece amanhã. O Congepdec é formado pelos coordenadores estaduais de defesa civil do Brasil. A entidade é presidida pelo secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil no Amazonas (Subcomadec), coronel Roberto Rocha. A pauta da reunião discute sobre a adequação da Instrução Normativa nº 01, de 24 de agosto de 2012, a preparação para a Copa de 2014, a transferência voluntária de recursos financeiros, além de problemas vinculados a cada Defesa Civil Estadual e palestras técnicas da área de Defesa Civil.

Os membros do Conselho, que se reúnem a cada quatro meses, têm como objetivo avaliar as políticas e diretrizes nacionais relacionadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil. O Conselho busca, ainda, promover estudos na área de proteção e defesa civil, criando um intercâmbio para conhecimento e troca de experiências com as organizações nacionais e internacionais, objetivando o aprimoramento técnico-profissional e cientifico dos integrantes do Conselho.

Fotos: Alex Pazuello/Agecom



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato