Ministro diz a Braga que irá ao Amazonas inaugurar agência do INSS

Em Destaque
Por -
0



O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, irá a Boca do Acre no dia 20 de setembro para inaugurar a primeira agência do órgão na cidade. A presença do ministro foi confirmada nesta quinta-feira (22) em reunião com o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), na sede do ministério. A nova agência é uma das 18 prometidas pelo órgão para levar os serviços de seguridade social ao interior do Amazonas.

Além de Boca de Acre, o ministério da Previdência Social já inaugurou as agências dos municípios de Autazes e Presidente Figueiredo. Também está em funcionamento, ainda em sede provisória, agência no município de Lábrea. Presente na reunião, o superintendente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), André Fidelis, disse que já estão prontas as obras da unidade de São Gabriel da Cachoeira, mas que a inauguração depende da conclusão da fase de compra do mobiliário e de equipamentos de informática, em processo de licitação.

"Esperamos concluir esse processo de licitação até o mês de dezembro e, então, teremos o mês de janeiro para chegada desses móveis e acredito que podemos fazer a inauguração no mês de fevereiro", disse Fidelis.

A instalação de agências do INSS no interior do estado é uma solicitação feita pela bancada do Amazonas no Congresso Nacional, quando se reuniu com o ministro no início da atual legislatura, em 2011. O senador Eduardo Braga pediu mais agilidade na conclusão das obras nos demais municípios: Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Careiro, Careiro Castanho, Humaitá, Iranduba, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Santo Antonio do Içá e São Paulo de Olivença.

"Essas agências são de extrema importância porque, em muitos casos, os aposentados de municípios distantes acabam gastando todo o valor da aposentadoria apenas em deslocamento a outro município para resolver alguma pendência do INSS", relatou o senador.

Garibaldi garantiu que o órgão está tomando todas as providências para resolver as pendências nas obras.

Barcos
Na reunião, o ministro e o presidente do INSS disseram que, apesar do contingenciamento de verbas pelo governo federal, o órgão tem orçamento para garantir o funcionamento dos barcos de atendimento da previdência social no interior do estado. Atualmente, o órgão faz atendimento, por meio de mutirões, com um barco próprio e em mais três do programa Pronto Atendimento Itinerante (Barco PAI), do governo estadual.

Além de Braga, Alves e Fidelis, participaram da reunião o presidente do INSS, Lindolfo Sales, o gerente executivo do órgão no Amazonas, Iracemo Coelho, e o deputado federal Átila Lins (PSD/AM).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)