Governo do Amazonas dá sequência à segunda etapa de pavimentação da Torquato Tapajós

Em Destaque
Por -
0




A Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), órgão do Governo do Amazonas, avança na segunda etapa de recuperação do asfalto da avenida Torquato Tapajós, a partir da entrada do aeroporto Eduardo Gomes até a barreira da Polícia Militar (saída da AM-010), no sentido centro-bairro.



O trabalho utiliza três técnicas: tapa-buraco, fresagem (remoção controlada de uma ou mais camadas de pavimento para retirar ondulações da pista) e reciclagem da camada asfáltica degradada, além da recuperação de meio-fio e sarjeta. A expectativa é que a recuperação desse lado da Torquato Tapajós seja concluída em 60 dias. A primeira etapa (sentido bairro-centro), equivalente a nove quilômetros de estrada, foi concluída no ultimo fim de semana (dias 10 e 11 de agosto), da entrada do aeroporto até a barreira. No total, serão aplicados 180 mil metros de asfalto.



Conforme o engenheiro e coordenador da Unidade de Gestão Metropolitana, vinculada à SRMM, Luiz Borges, as intervenções são sempre executadas à noite para evitar transtornos com o trânsito. A chegada do verão também deve contribuir na execução das obras em dois meses. "Sem chuva e com o trânsito tranquilo fica mais fácil realizar, por exemplo, a reciclagem do solo que é o procedimento em que retiramos a camada asfáltica danificada em até 20cm, misturamos com material novo, depois reaplicamos no solo", explicou o engenheiro.



O objetivo da obra, segundo explicou o engenheiro, é garantir boas condições de tráfego para os próximos cinco anos. Além da reciclagem, será aplicada a técnica de fresagem. "Nos trechos mais críticos, é necessário executar a fresagem do solo, que consiste em fazer ranhuras antes de aplicar a camada asfáltica", disse.



Conforme o plano de trabalho da SRMM para 2013, serão investidos mais de R$ 100 milhões em obras de recuperação de ruas e vicinais, conservação de bueiros, limpeza de igarapés. O investimento contempla ações nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, além de atendem também a capital. "Nas demais áreas da cidade, nós temos um plano de revitalização de avenidas, que, além de contemplar a Torquato Tapajós, inclui avenidas como André Araújo, Japurá, Leonardo Malcher e Tarumã, e algumas ruas do bairro Japiim, onde há grande trafegabilidade de ônibus", detalhou Borges.



Desde o início do ano, a SRMM também vem realizando a recuperação de estradas e vicinais no Distrito do Cacau-Pirêra, na AM-070 (Manoel Urbano), AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e AM-352 (Estrada de Novo Airão).


FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)