Governador Omar Aziz defende aprovação ainda este ano da PEC da prorrogação da ZFM

Em Destaque
Por -
0

O governador Omar Aziz aproveitou a vinda do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a Manaus, nesta segunda-feira (19), para reforçar algumas reivindicações do Estado junto ao Governo Federal, entre elas a concentração de esforços para aprovar, ainda este  ano, as medidas que põem fim à guerra fiscal e que garante a prorrogação e expansão da Zona Franca de Manaus (ZFM), além da viabilização do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Pimentel presidiu a 263ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Antes disso, participou de uma reunião de negócios e de um almoço oferecido pelo governador Omar Aziz, no Centro Cultural Palácio Rio Negro.

De acordo com o governador Omar Aziz, o fato de ano que vem ser eleitoral dificultará a aprovação pelo Congresso Nacional das duas medidas (da prorrogação e referente ao fim da guerra fiscal) que são fundamentais para a ZFM. Já em relação ao CBA, o governador pediu mais agilidade na definição do modelo jurídico para que os projetos de pesquisa possam deslanchar. "Não dá para usar a matéria-prima para produzir sustentavelmente sem o conhecimento das nossas riquezas, para que possamos sair aos poucos da dependência exclusiva da ZFM. Temos que pensar o Amazonas para o futuro e o CBA vai nos ajudar com as pesquisas", declarou Omar Aziz.

De acordo com o ministro Fernando Pimentel, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a prorrogação da ZFM por mais 50 anos e a extensão dos benefícios para a Região Metropolitana de Manaus (RMM) já está tramitando no Congresso e, segundo ele, a "boa notícia" é que deverá ser votada em setembro na Câmara para seguir para o Senado. Quanto ao CBA, Pimentel adiantou que o mesmo deverá começar a funcionar ainda este ano. Ele afirmou que o processo que define a personalidade jurídica para o centro está tramitando na esfera federal, inclusive com a conclusão do estatuto. "Já existe um modelo de composição definido pelo MDIC que é o de Organização Social com representantes da esfera governamental, do setor privado e dos trabalhadores", disse o ministro.

Durante a 263ª Reunião do CAS foram aprovados 59 projetos industriais e de serviços que prevêem mais de R$ 1 bilhão em investimentos e a geração de quase dois mil novos postos de trabalhos. Entre os projetos  aprovados está o  PPB (Processo Produtivo Básico) para a Novamed, indústria de medicamentos genéricos. "Isso abre um novo setor importante para a nossa economia", disse o governador. Segundo Omar Aziz, a previsão da inauguração da fábrica em Manaus é para o mês de janeiro do ano que vem.

Pela manhã, o governador recebeu o ministro Fernando Pimentel no Centro Cultural Palácio Rio Negro em uma reunião que contou com representantes da indústria e comércio do Estado, além do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, do senador Eduardo Braga, e da secretária de Governo, Rebecca Garcia. Na ocasião foi estabelecida uma pauta de negociação com a Venezuela, país que esteve representado pelo ministro da Indústria, Ricardo Menedez, a vice-ministra de Promocion de la Nueva DinámicaProductiva,  Patrícia Febles, e o vice-ministro de Industrias Intermedias y Ligeras, Carlos Faria, além de outros funcionários de governo. "Seria um mercado muito importante para a ZFM e ajudaria no equilíbrio da nossa balança comercial", disse o governador, ao comentar sobre a reunião.



FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)