Festival Cultural em Coari


13/08/2013

Resgatando a cultura Coari promove Festival Cultural durante seis dias

Há muito tempo as tradicionais festas juninas extrapolam os limites do calendário romano. No município de Coari (367 km da capital) os festejos que celebram os três santos – Antônio, João e Pedro – deram lugar a um grande evento cultural que, ano após ano, mantém viva a tradição que têm raízes tanto na área rural brasileira, quanto nos requintados salões europeus.

A 5ª edição do Festival Cultural começou ontem (12) e vai até o dia 17, com apresentação de 26 agremiações folclóricas. Pelo Centro Cultural Carlos Braga, palco do festival, deve passar mais de 100 mil expectadores durante as noites de apresentações. Na abertura, os corpos artísticos do município foram apresentados ao público, abrindo alas para a Dança Gaúcha, coreografada pelo grupo da melhor idade.

Em seguida concorrendo na categoria Quadrilha Luxo Infantil, apresentaram-se Os Pezinhos de Ouro, Raio de Sol e As Princesas do Reino Encantado. Rosas de Ouro, infanto-juvenil, encerrou a primeira noite. Dos mais experientes aos mais novos. Mantendo essa miscigenação ao pé da letra é que a Prefeitura Municipal de Coari (PMC) pretende promover o resgate cultural, “que se perde com o tempo, e com isso vai-se a história do município e a memória do povo”, explica o secretário César Vasquez, da Cultura.

Quadrilhas, cirandas, danças nacionais e internacionais retratando a alegria, a cultura e a criatividade de um povo são itens de destaque neste evento. De todos os grupos que integram a programação cultural, 25 receberam da PMC cerca de 420 mil como ajuda de custo. As agremiações também receberam barracas e locação de bares para angariar fundos para custear despesas com cenários, fantasias e material promocional. Para a noite desta terça-feira está programada apresentações nas categorias de Dança Nacional Infanto-Juvenil (Xote das Meninas) e Adulta (O Cangaço e Carimbó).

As quadrilhas cômicas também têm espaço, com apresentações de Os Buscapé na Roça e Pé de Pano. Amanhã, dia 14, tem Quadrilha Infanto-Juvenil (Os Remelexinhos na Roça), Quadrilha Caipira Adulto (Os Caipiras da Palestina, Os Caipiras na Roça, Os Sabiás e, finalizando a noite, Os Brotinhos na Roça). 2 / 2

Veja o restante da programação Dia 15 Dança Internacional Infanto-Juvenil Capadócia Dança Internacional Adulta Libanesa, Cigana e Espanhola Dia 16 Dança Internacional Infantil Ciganinha Quadrilha Luxo Adulta Canários do Amazonas Os Uirapurus Os Gaviões Dia 17 Dança Regional Adulta Ciranda paixão Ciranda Renovação Ciranda do Amor

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato