CAIS DO PORTO DE COARI, UM SÍMBOLO DA RECONSTRUÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA CIDADE


Até recentemente quem chegava à Coari por via fluvial se deparava com uma cena que simbolizava o abandono que tomou conta da cidade de Coari nos últimos quatro anos: o porto de Coari submerso sem condições de embarque e desembarque nem de carga e nem de passageiros. O cais é simbolo deste abandono por ser a porta de entrada da cidade para milhares de pessoas que chegam ao município e que se deparavam com a cena deprimente, mas não era apenas o porto que estava nesta situação: as praças, os ginásios, as escolas, as ruas, tudo muito claro e muito evidente as olhos de todos. O problema do cais aconteceu há quase dois anos e ficou sem nenhuma resposta do prefeito passado, foi apenas agora, quando Adail Pinheiro assumiu a prefeitura de Coari que iniciativas foram tomadas junto à órgãos federais e estaduais para que o trabalho de recuperação fosse iniciado e para que o local tão importante para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias fosse recuperado como está hoje. Em breve o cais voltará a funcionar normalmente, após a conclusão dos reparos necessários.


Está sendo assim também nas praças dos bairros de Coari, espaços que humanizam a cidade mas que estavam totalmente abandonadas servido para práticas criminosas. Há pelo menos 14 frentes de trabalho na recuperação das praças que estão acontecendo simultaneamente. As praças e lanches estão sendo recuperadas para serem entregues à população e utilizados como espaços sociais e culturais. Mas a realidade é que, é preciso recuperar e isto está sendo feito: um verdadeiro trabalho de reconstrução dos espaços públicos que estão abandonados. Se estes locais estivessem sido entregues em bom estado de conservação, os investimentos seriam aplicados em outras áreas, mas não é possível deixar os aparelhos públicos do jeito que estão.

As obras de recuperação alcançam também os ginásios municipais. Estes espaços todos estavam totalmente abandonados. Lugares que os jovens poderiam está utilizando para a prática de esporte mas que estavam totalmente ociosos. Um dos ginásios estava funcionando como quartel: foi necessário construir um lugar para abrigar a polícia para poder devolver o ginásio para a comunidade. Os trabalhos de recuperação estão em andamento.

Só nestas frentes de obras quase 2.000 empregos diretos estão sendo gerados. Um trabalho de recuperação que precisa ser feito para resgatar a auto-estima da cidade, para que aquela imagem de abandono que ainda está fixada seja mudada definitivamente. Isto leva tempo, recursos e energia, mas quando os trabalhos estiverem concluídos a impressão será a mesma de quem chega e vê o cais sobre as águas: a sensação de que Coari está sendo resgatada da situação de abandono em que foi deixada.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato