Amazonas consegue aumento do Teto SUS para procedimentos de média e alta complexidade

Em Destaque
Por -
0


O governador Omar Aziz recebeu na manhã deste sábado, 3 de agosto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em visita à nova maternidade Balbina Mestrinho, inaugurada na tarde de sexta-feira, Padilha assinou a portaria que aumenta em quase R$ 60 milhões o repasse anual feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos de média e alta complexidade no Estado. Na ocasião da visita, que também foi acompanhada pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o governador entregou ao ministro o projeto básico da segunda etapa da nova Balbina Mestrinho.  

De acordo com o governador, a partir do ano que vem, o aumento chegará a R$ 80 milhões. "É uma grande notícia, uma vitória para a Saúde do Amazonas. O aumento do repasse do SUS foi uma luta que encampei desde que assumi o governo. Na primeira reunião que tive com a presidenta Dilma Roussef e o ministro Alexandre Padilha, pedi que fosse feito um estudo para mostrar que o teto per capta do Amazonas era inferior à media nacional", disse o governador.

Segundo ele, um procedimento de média e alta complexidade feito em municípios do interior do Amazonas, é menor que em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde as condições para se levar saúde são muito mais fáceis.
Segundo Alexandre Padilha, com o aumento, o Amazonas alcança a média nacional em termos de teto SUS. Os recursos são repassados para cobrir gastos com cirurgias, exames, internações, entre outros procedimentos de média e alta complexidade.

Mais Médicos – Padilha aproveitou para elogiar a alta adesão dos municípios amazonenses ao programa Mais Médicos, que vai contratar profissionais nacionais e estrangeiros para atuarem na atenção básica. Segundo ele, o Amazonas foi o estado brasileiro que teve a maior adesão ao programa com 97% dos municípios inscritos. No primeiro balanço do Ministério da Saúde, 74 médicos brasileiros atenderam ao chamado do Ministério para trabalhar no estado, sendo que a maioria quis ficar na capital.
A expectativa, segundo Alexandre Padilha, é de que na segunda fase, com a abertura para os médicos de outros países, os municípios do interior sejam contemplados. "O Amazonas é prioridade dentro do programa Mais Médico", disse Padilha.  

 Fotos: Alex Pazuello/Agecom
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)