Tempo de liberação de cargas do AM cai pela metade

Em Destaque
Por -
0

Cargas referentes ao Polo Industrial de Manaus (PIM) já são liberadas no Porto Chibatão com até sete dias a menos em comparação há dois meses. Isso porque o fluxo de inspeção e a liberação de cargas pelos órgãos intervenientes estão cada vez mais dinâmicos. Dessa forma, torna-se cada vez mais eficiente o atendimento, principalmente, às indústrias do PIM.

De acordo com o gestor do porto, Jhony Fidélis, vários fatores contribuíram para a redução de tempo, agora em até oito dias, quando levava até 15 dias. Entre eles, a reestruturação organizacional do Porto Chibatão em que os administradores dos mais diversos setores deliberam mais rapidamente os processos; o investimento em equipamentos como o RTG e a própria ampliação do armazém alfandegado que, praticamente, dobrou passando de 10 mil m2 para 18 mil m2.

"Trata-se de um resultado inédito e fundamental para o porto e para todo o Amazonas, uma vez que chegamos ao segundo semestre do ano, um dos mais movimentados por conta do Natal, liberando cargas que atendem ao Distrito com agilidade e isso vai melhorar ainda mais", destacou Fidélis.

Os números do mês de junho, por exemplo, mostram que a média de liberação no Ministério da Agricultura está em quatro dias.

Quanto à meta de reduzir ainda mais o tempo de liberação de cargas no Porto Chibatão, o gestor Jhony Fidélis revela o investimento do grupo em mais tecnologia de ponta no setor. É o caso do scanner de contêineres, que agiliza o processo de observação da carga dos contêineres de três dias para 20 segundos e o OCR (reconhecimento óptico de caracteres), uma tecnologia formada por um conjunto de câmeras que capturam as placas dos caminhões e o número dos contêineres, utilizando as determinações da Receita Federal para monitoramento. "Devemos entrar em operação com, pelo menos, um deles até o final do ano", disse Fidélis.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)