Susam promove videoconferência sobre a Vacinação contra HPV com participação dos municípios do interior do Estado

Em Destaque
Por -
0


A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promoveu, nesta terça-feira, 16 de julho, uma videoconferência sobre a Campanha de Vacinação contra o HPV, que começa em agosto. Participaram da ação secretários municipais de saúde, coordenadores municipais de imunização e vacinadores que vão trabalhar na campanha. A videoconferência foi realizada no Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e retransmitida os 61 municípios do interior do Estado.

O objetivo da videoconferência era permitir que as gerências municipais de imunização e também os representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação – que serão parceiras na realização da campanha – tirassem todas as dúvidas sobre a programação da vacinação, questões técnicas envolvendo o assunto e toda a logística que está sendo montada para assegurar o sucesso da ação.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, iniciou o evento explicando um pouco sobre o vírus HPV e seu contágio. A coordenadora estadual de Imunização, Izabel Nascimento também participou da ação.

De acordo com Bernardino, até o final do mês as 180 mil doses da vacina já devem estar em Manaus e começarão a ser distribuídas aos municípios. Nessa primeira etapa devem ser vacinadas 90 mil meninas entre 11 e 13 anos. Ele explicou como vai funcionar a campanha.

"A campanha vai se desenvolver nas escolas, principalmente. Com referencia nas unidades básicas dos centros de saúde de cada município. Nós também vamos enviar, além das vacinas, todo o material educativo de orientações, não só de esclarecimento a respeito da vacina, mas sobre doença, além de material de consumo que vai ser utilizado na vacinação"

Lançamento da campanha na capital e no interior – A Campanha de Vacinação contra o HPV terá como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13, matriculadas nas redes pública e particular de ensino, em todo o Estado. A abertura da campanha de vacinação na capital será no dia 9 de agosto, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. No interior, o lançamento será no dia 10 de agosto, com um evento oficial de abertura realizado pelo Governo do Estado no município de Borba.

O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha será de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.

O Amazonas foi o primeiro Estado da Federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV). A medida faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Estado – está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Os subtipos HPV-16 e HPV-18, por exemplo, estão associados a 70% dos cânceres cervicais.

O secretário Wilson Alecrim explica que o Governo do Estado está fazendo a aquisição da vacina que será utilizada em todo o interior e, também, nas escolas da rede pública estadual e particular, da capital. A Prefeitura de Manaus será parceira nos investimentos e ficou responsável pela aquisição das vacinas que serão utilizadas na imunização das meninas matriculadas nas escolas públicas da rede municipal.


Fotos: Roberto Carlos/Agecom


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)