Senado aprova projeto que permite redução de tarifas de ônibus



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (02) o projeto de Lei da Câmara (PLC) 310/2009, que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) e possibilitará a redução de até 15% das tarifas de transporte coletivo em todo país por meio de isenções de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais. O projeto foi relatado pelo senador Lindbergh Farias (PT/RJ).


A União, que já promoveu por medidas provisórias e decreto algumas das providências previstas no projeto, ampliaria esses benefícios fiscais com a redução a zero do PIS/Pasep e da Cofins na aquisição de óleo diesel para ônibus, de energia elétrica para operação de metrôs e de veículos, chassis/carrocerias e pneus.
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), defendeu um pacto entre os três entes da federação e adesão de estados e municípios à proposta de desoneração de impostos nos moldes do que vem sendo feito pela União.

"O governo federal dará os benefícios fiscais, desde que estados e municípios façam o mesmo com relação aos seus tributos. Isto é fundamental, caso contrário, não teremos o impacto na redução da tarifa que os nossos usuários e que a nossa população está almejando", disse.

Segundo o projeto aprovado na CAE, estados e municípios poderão aderir ao Reitup, desde que desonerem as empresas de impostos de sua competência, como o ICMS e o ISS. Deverão adotar ainda as seguintes providências: realizar licitações para conceder os serviços, implantar regime de bilhete único, instalar conselhos de transporte com a participação da sociedade civil e elaborar laudos demonstrando o impacto dos incentivos concedidos e determinando os valores máximos das tarifas.

Como os senadores fizeram mudanças no texto e o PLC 310/2009 tramitou em caráter terminativo na CAE, ele volta para análise da Câmara dos Deputados sem precisar passar pelo plenário do Senado.


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato