Homicídios em Manaus caem 30% em seis meses

Em Destaque
Por -
0
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou a redução de 30% do número de homicídios no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. No total foram registrados 347 casos de assassinatos contra 491 em 2012.



De acordo com o secretário da SSP, coronel PM Paulo Roberto Vital, o último mês de junho manteve a tendência de redução de assassinatos que vem sendo registrada em Manaus desde agosto do ano passado. "Pela primeira vez nos últimos oito anos temos essa redução histórica no número de assassinatos, na contramão inclusive do restante do País, já que na maioria das capitais, há um aumento de homicídios", informou.



Vital ressaltou que, no mês de janeiro, a redução dos crimes foi de 40,5%; em fevereiro, 37,8%; em março, 7,4%; em abril, 40,9%; em maio, 27,8%; e em junho, 17,5%. "Em números gerais, foram 144 casos a menos de homicídio, isso quer dizer que mais vidas foram salvas", destacou.



Os dez bairros de Manaus com maior número de homicídios, de janeiro a junho deste ano foram: Jorge Teixeira, Cidade Nova, Novo Aleixo, Compensa, Tarumã, Centro, Cidade de Deus, São José Operário, Nova Cidade e Colônia Terra Nova. "Alguns desses bairros tinham grandes índices de violência, que começaram a reduzir após a implantação do Ronda no Bairro", destacou o secretário.



Anuário – Em maio deste ano, a SSP-AM divulgou o Anuário Estatístico da Segurança Pública que aponta para a forte concentração das ocorrências na capital Manaus. Em 2012, os crimes de homicídio ocorreram em maior número na zona leste (33%), seguida pela zona norte (25%). A zona centro-sul foi a que menos teve ocorrências (3,5%). No total, foram 925 casos de homicídio em 2011 e, 947 em 2012.



O anuário mostra também que o número de ocorrências de homicídio apresentou crescimento anual constante de 2008 até a metade do ano de 2012. A partir do segundo semestre do ano passado, é observada uma redução significativa do número de registros de mortes por homicídio, chegando aos atuais 282 casos de janeiro a maio de 2013, contra 411 de igual período de 2012.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)