Governo do Amazonas divulga calendário da Campanha de Vacinação contra o HPV, que inicia em agosto


Governo do Amazonas já definiu o calendário da Campanha de Vacinação contra o HPV (Human PapillomaVirus), que terá como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13, matriculadas nas redes pública e particular de ensino, em todo o Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a primeira etapa da campanha acontecerá de 10 a 30 de agosto, com a aplicação da primeira dose da vacina.


A segunda etapa ocorrerá de 10 a 30 de outubro e, a terceira, de 10 a 28 de fevereiro de 2014. O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha será de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.

No dia 9 de agosto, Governo do Estado e Prefeitura de Manaus realizam a abertura oficial da campanha, na capital. No dia 10, em Borba, será oficializada a abertura da campanha, para o interior do Estado.

Pioneiro - O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV). A medida faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado.

Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Estado - está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Os subtipos HPV-16 e HPV-18, por exemplo, estão associados a 70% dos cânceres cervicais.

O secretário Wilson Alecrim explica que o Governo do Estado está fazendo a aquisição da vacina que será utilizada em todo o interior e, também, nas escolas da rede pública estadual e particular, da capital. A Prefeitura de Manaus será parceira nos investimentos e ficou responsável pela aquisição das vacinas que serão utilizadas na imunização das meninas matriculadas nas escolas públicas da rede municipal.
Toda a campanha será coordenada e monitorada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as secretarias municipais de saúde e educação da capital e do interior.

Pontos estratégicos - O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, disse que a campanha de vacinação se desenvolverá, prioritariamente, nas próprias escolas, mas adiantou que, em caso de necessidade, haverá postos de vacinação em pontos estratégicos para assegurar a cobertura vacinal da população formada pelas meninas de 11 a 13 anos. "Ainda estamos cruzando as informações dos registros da Seduc, com os dados do IBGE, para fechar o número exato das meninas que deverão imunizadas", frisou Bernardino.

Importância da imunização – Segundo a ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira, o HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo uterino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença deve atingir, este ano, cerca de 600 mulheres em todo o Estado.

Ela destaca que o HPV é uma doença sexualmente transmissível, que pode levar a outros tipos de câncer, como o de laringe, anus, vulva, vagina e pênis – este último com 50% dos casos, aproximadamente, relacionados ao vírus. A especialista chama atenção para a importância da conscientização dos pais de que a imunização de suas filhas, ainda na idade infantil, por meio da vacina, é o melhor caminho para evitar a doença e, futuramente, pode levar à erradicação do câncer de colo uterino.

Como detectar e tratar o HPV - A especialista explica que o aparecimento de verrugas genitais é extremamente comum. Contudo, é a forma inofensiva do vírus HPV, não causando o câncer. Esta forma da doença é tratada com cauterização.

O mais importante, contudo, é a forma invisível do HPV, detectada por meio do Papanicolau e da colposcopia (exame realizado apenas por ginecologista com o auxílio de um binóculo especial). "Neste momento, é fundamental a intervenção de um especialista para que as inflamações pré-cancerosas não evoluam para um câncer avançado no colo uterino". A médica conclui que a visita ao ginecologista uma vez ao ano é de fundamental importância para a saúde da mulher.

Fatores de risco para o câncer de colo uterino
        Iniciação sexual precoce
        Múltiplos parceiros sexuais
        Não usar camisinha no ato sexual
        Alcoolismo
        Tabagismo
        HPV PERSISTENTE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato