FUXICO E FACTOIDES: OS RUMOS RECENTES DA POLÍTICA COARIENSE.

Em Destaque
Por -
9
A definição para a palavra fuxico traz alguns sinônimos que chamam atenção, dentre eles alguns que passo a citar agora: fofoca, intriga, cilada, cizânia, conjura, encrenca, falatório, futrica, maquinação, mexerico, nó, trama, tramoia, urdidura, dentre tantas outras palavras que servem para ilustrar bem o momento político em torno dos factoides criados para tentar desestabilizar a governabilidade no município de Coari. Os mais vis enredos da composição de uma cena que tem como principal objetivo a busca pelo poder, do poder pelo poder, da ambição pelo poder. Sem levar em conta a verdade dos fatos, somente com a mais pura intenção de denegrir, amplificar mentiras ditas tempos atrás sem que as mesmas pudessem encontrar eco na sociedade coariense, como nunca encontraram e não vão encontrar porque nunca de fato foram reais, mais factoides, como já disse.

É fácil detectar isto, e cada vez fica mais evidente o fato de que o que está por trás disto tudo é a busca pelo poder, quando aliados de primeira ordem de políticos locais, e inclusive parentes de primeiro grau de políticos locais, estão liderando falsas manifestações como se fosse o eco do grito popular, quando na verdade são gritos desesperados de uma elite que está fora do poder e quer obtê-lo a qualquer custo para poder usufruir do que é público para fins cada vez mais obscuros.

Fica deplorável contemplar o quanto tão baixo o ser humano desce, e de como é capaz de usar as armas cada vez mais ignominiáveis, sabendo que ao usar estas armas baixas e inescrupulosas está atingido a família, a personalidade, a vida particular do adversário político. Tudo pelo poder. Lamentavelmente. E é mais lamentável ainda quando temas tão nobres são utilizados apenas como fins políticos por pessoas que têm uma história não tão virtuosa assim.

O que está acontecendo com os rumos da política coariense é exatamente isto. Não está se tratando de uma luta legal pelo poder, mais de um baixaria triste e desumana injustificável, fato que só pode ser do maior repúdio da sociedade coariense. Temas que já foram explorados exaustivamente e que foram repudiados pela população voltam a ser usados como cavalos de batalhas, em uma guerra injusta e injustificada, quando nos pelotões de frente estão aqueles que apenas querem o poder sem ter o devido preparo para tal e sem ter obtido a chancela popular.

O povo de Coari fez uma escolha, validada pela democracia. Uma decisão tomada após discutir todos os temas possíveis e fatos conhecidos e decidiu o seu destino de forma ordeira e democrática. A grande maioria, e quando escrevo grande reafirmo a diferença de votos. Quando Coari elegeu Adail Pinheiro para prefeito, o fez quando ele estava fora do poder, na oposição e sem vantagens para concorrer ao pleito a não ser o trabalho executado em favor do município e que ficou registrado na memória do povo. Factoides, tramoias, planos maquiavélicos não foram suficientes para apagar do entendimento do povo coariense a decisão que queria fazer. Quando vejo a história se repetir entendo que algumas pessoas não conseguem respeitar a vontade popular. Quem me garante que elas iriam respeitar o direito do povo? O povo é sábio e sabe muito bem separar o joio do trigo. E como sabe...

Tags:

Postar um comentário

9Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. O que mais me deixa perplexo ,é a mídia como o jornal Acrítica se prestar a um papel de requentar notícias caducas para tentar ludibriar o povo,lamentável,é por essas e por outras que ele vai perdando o espaço,me parece manipulado,ou sei lá comprado,pois ultimamente não explora a verdade,o povo de Coari já está vacinado contra isso e aos derrotados um conselho aceite,pois no estado democrárico de direito a vontade do povo tem e deve ser respeitada,quem assim não entender corre o risco de cometer algo contra a democracia,o que é muito perigoso,a vontade popular é algo muito soberano e autêntico portanto deve ser respeitada.

    ResponderExcluir
  2. A democracia e para todos, e as lei foram feitas para ser comprida. ser ele for o homem onesto como falam, concerteza vai ser inocentado ou voces acham que a justiça e falha ?

    ResponderExcluir
  3. COARIENSE_COARI05/07/2013, 10:58

    ISSO É UMA MUITA FALTA DE RESPEITO A NÓS COARIENSES,POIS AQUI NÃO TEM NIMGUEM PASSANDO FOME,OU A CIDADE ESTAR UMA CATÁSTROFE COMO ESSES PESSOALZINHO FICAM CRITICANDO LÁ EM MANAUS,NEM MORAM AQUI,NEM VIVEM AQUI,AQUELE GIGOLÔ BARATO VCS SABEM QUEM!!!QUE VIVE ATRÁS DE MULHERES COM DINHEIRO,E AS OUTRAS QUEREM SÓ DIFAMAR OS COARIENSES,E AINDA SE DIZEM MORADORES DE COARI,TEM QUE RESPEITAR A GENTE NÓS MORAMOS EM COARI,NÓS ESCOLHEMOS NOSSO PREFEITO PORQUE ELE É COMPETENTE.COARI NUNCA ESTEVE MELHOR ADAIL ESTAR TIRANDO COARI DO BURACO NEGRO,OS ÚLTIMOS ANOS,ERA ASSASSINATO TODO DIA E AINDA DEIXAVAM OUTRO AMARRADO PARA MATAREM NO OUTRO DIA,ROUBO TODA HORA,LIXO POR TODA PARTE DA CIDADE,A DROGA SENDO VENDIDA EM PLENA LUZ DO DIA ,SEM SEGURANÇA,TUDO ENTREGUE AS BARATAS,ADAIL VOLTOU E ESTAR COLOCANDO TUDO EM ORDEM.ESSES BURGUESES DEVEM ADMITIR QUE PERDERAM ESSA OPOSIÇÃO DO MAGA10,DEVEM PROCURAR O QUE FAZER ISSO SIM,E NÃO ATRAPALHAR QUEM QUER O BEM DE COARI ADAIL É NOSSO PREFEITO E PONTO.VÃO TICAR PEDRA SEUS DESOCUPADOS.

    ResponderExcluir
  4. taa ceerto'.. a voz do povo eeh a voz dee Deus'.. aceeitaa que dooi menos rsrs...

    ResponderExcluir
  5. FALAM TANTO DE DEMOCRACIA QUE AGENTE FICA ATÉ ACREDITANDO. É DEMOCRACIA ENTÃO TENHO DIREITO DE PROTESTA E NIGUEM DE MIM IMPIDIR POR QUE ESTOU LUTANDO PELO QUE ACHO CERTO E ACREDITO. CHUPA ESSA MANGA KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. fAVOS POSTAR COMENTARIO !!!!
    Boa tarde, sr.Daniel na minha opnião cada um tem o direito de postar o que lhe acha que é conveniente, sempre havendo o respeito é claro para com os outros. Quanto ao que se refere as matérias publicadas nos Jornais penso que se há matérias porque não publica-las, isto permite com que haja esclarecimentos dos fatos existentes e dai sim fica a critério do eleitor analisar e jugar as noticias, por este motivo discordo quando sai alguma matéria e essa é tratada e repassada de forma erronia. Todos nos temos os direitos iguais perante a sociedade. Obs: não sou do municipio Coari, mais sempre acesso seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Daniel, parabéns pelo artigo, você é brilhante! Falou tudo o que todo coariense honesto gostaria de dizer de forma irretocável. Fico extremamente feliz por saber que nessa terra tão maravilhosa que é Coari, tem uma pessoa tão inteligente e preparada. Você é um excelente escritor e consegue expressar tudo o que nós gostaríamos de gritar: DEIXA O ADAIL TRABALHAR!!!

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais eu fico preocupado com a situação de Coari. A cidade está dividida. As pessoas de um lado defendo um político que criou o slogan do homem trabalhador perseguido. Bonito slogan, e convincente no discurso e nas práticas silenciadoras. De outro outro lado, pessoas que num ambiente democrático, se de fato existisse, são tratados inimigos da cidade. É lamentável e triste ver como é possível o controle social em pleno séc. XXI, temos uma ditadura fascista, com propagandas ,ameaças ao um simples ato de manifestação de opinião se torna ameaçadora. Pq a informação abre a mente para reflexão. E o ato de refletir, característica singular ao homem, o levar ao QUESTIONAMENTO. Reflexões de quem vivencia o dia á dia nesta cidade de Coari, lúcido com toda minha força de cidadão QUESTIONO. Está tudo bem mesmo em Coari? Todos os professores receberam seu salário direitinho? inclusíve os de contrato temporários, que são a maioria? há algum professor com seu contrato temporário assinado? ou continuam com aquele papelzinho "Guia de lotação" como comprovante? Quanto mesmo o senhor prefeito recebe Royalte de petróleo? me permito responder essa, mais de 350 milhões de reais por anos! (as quatro maiores cidade do Amazonas - Manaus, Itacoatiara, Parintins e Manacapuru recebem juntas menos de 6 milhões de reais por ano). Vocês sabiam que catraieros, merendeiras e 100 professores não receberam seus salários por 03 meses? E na saúde está tudo bem? Porq há poucos médicos na cidade para tratamentos especializados? pq não temos jornais impressos na cidade? nem canal de televisão? Pq as grande mídias não se instalam em nossa cidade. Existe algum correspondente da Tv amazonas, da A critica, Em tempo? Respondo, NÃO TEM! Os jornais quando chegam na cidade para ser comercializado por alguma banca de revista corajosa, são todos comprados por um indivíduo, que me recuso chamá-lo de cidadão, em conluio. Me resta não perder minhas esperanças como cidadão brasileiro, pois a luz do esclarecimento e sabedoria nos estimule sempre, em prol das novas gerações. Que essa força que nasce cresce naturalmente em nossos peitos de lutas contínuas por uma vida mais justa não se apague na primeira batalha contra os malfeitores que teimam dominar o poder para poucos e o controle da maioria. Hj fui chamado de vagabundo por um policial que se sente no direito de ofender um professor da rede pública. E stá tudo normal mesmo? reflitamos gente. A voz do povo não é a voz de Deus, pois foi o povo que levou Deus ao calvário e o crucificou diante de uma grande plateia. Acredite a democracia é o modelo de sociedade idealizada mais próxima do que desejamos de melhor, mas como modelo, ela tb é frágil na sua estrutura. por sermos humanos, somos falhos individualmente e coletivamente. Portanto, brincam com nossos sonhos e esperanças para se apoderarem do PODER, e logos nos percebemos gradativamente lesados por uma mentira bonita ludibriosa.

    ResponderExcluir
  9. Todos tem o direito e devem protestar,mas é bom fazer isso com consistência e veracidade da coisas, agora ter oportunismo e tentar ludibriar as pessoas com meias verdades,isso não decola.Estamos inicio do mandato do Adail,e muita coisa mudou em relação ao governo passado,só para refresca a memória o salário do funcionalismo está em dia,se por um motivo ou outro de algum está atrasado,mas é bom saber que o Adail não compactua com isso,ou seja atrasar pagamento não é marca de seus governos,o décimo terceiro salário que é uma conquista do trabalhador brasileiro no governo passado foi ignorado,as praças de nossa cidade hoje estão bem cuidadas,limpas uma belezura!!As escolas foram todas reformadas e pintadas,para dá melhor comodidade aos alunos,as ruas das principais vias foram tapadas,ainda falta muito mas penso vai chega lá,e pasmem construiu uma escola em 100 dias.

    Isso tudo que escrevi acima é uma pequena prestação de contas deste governo,que hora se inicia,ou seja ainda não terminou esse governo, agora os fuxicos ,e os oportunismos que muitos da oposição teimam em manter tanto em blogs como redes sócias,isso é uma jactância,e deve-se repudiar,ora no último dia 8 de Julho chegou à Coari uma famigerada CPI,e muitos inconformistas que deixaram o poder foram para lá,segundo eles “protestar”mas Coari toda sabe bem o caráter de muitos que foram lá,oportunistas querendo criar um factóide,para a imprensa ver e divulgar,se lá na tal CPI iria ouvir o prefeito sobre uma caso suposto de pedofilia,denunciado por uma mão de caráter duvidoso,sim pois seus próprios irmãos dizem que ela tem o caráter duvidoso,o quê que pessoas idôneas estavam fazendo lá? Ora se aproveitando para execrar o prefeito! Se essa tal CPI como o que me parece foi usada pela a oposição para tentar mexer com a opinião pública,não só dos Coarienses ,mas também do estado todo, não surtiu o tal efeito desejado,pois ao que se sabe repórteres,cenegrafistas e outros membros da imprensa do estado,vieram no mesmo vôo do avião que vieram as deputadas,vejam só meus amigos som aí já dá uma noção da conotação dessa CPI,nesta semana os meios de comunicação estão divulgando que aviões da FAB estão sendo usados para fins particulares dos deputados,imaginem amigos se souberem que jornalistas viajaram em aviões das FAB,para fazerem reportagem de um teatro!!! Pois isso que está aconteceu em Coai é um teatro.

    Também quero me reportar sobre as reportagem que saiu no Datena,tudo teatro,pois o Datena é polêmico,e isso é um prato cheio para ele explorar,ele não abriu espaço para que o Adail se defendesse,pois é o que deveria fazer,pois ele explorou bastante com uma reportagem cheias de imagens montadas,com pessoas de caráter duvidoso dando depoimentos,um teatro,penso que quando ele tiver em mãos a verdadeira versão dos fatos deve abrir o espaço para que o prefeito se defenda,pois se é um programa decente deve,e tem a obrigação de abrir o espaço para que Adail se defenda,essa é a verdade,sabemos que os meios de comunicação é tido entre eles como o quarto poder,pois mexe com a massa,e é isso que estão tentando fazer,mas no caso específico de Coari ,esse fato é um teatro,pois a menor que supostamente foi aliciada negou tudo na presença da polícia,na época do ocorrido em Maio de 2012,então por quê isso agora? Por quê a oposição se reuniu e deu detalhes da CPI? Por quê a oposição tinha informações privilegiadas? Eita! Aí tem coisa,e como tem,bom esse comentário é para as pessoas que não moram em Coari,mas que acompanham tudo sobre nossa terra,refletirem,e procurarem obterem mais informações e daí tirarem suas conclusões,eu moro em Coari e estou acompanhando tudo de perto.
    Só mais uma coisa ,algumas pessoas que lá estiveram na manifestação,se dizem indignadas com tudo isso,devo imaginar que são pessoas trabalhadoras,funcionários públicos e etc.Pois bem,quando o Arnaldo estava no poder,fazendo as atrocidades contra minha Coari e nenhum desses protestavam hem? Por quê será hem? E por essas e por outras que as máscaras vão caindo.

    ResponderExcluir
Postar um comentário