46 adolescentes em medida socioeducativa recebem diplomas

Em Destaque
Por -
0

Quarenta e seis adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e prestação de serviços à comunidade receberam, nesta segunda-feira, 15 de julho, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona Sul), diplomas dos cursos profissionalizantes de pintor de imóveis e almoxarife de obras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). 

O treinamento faz parte do Programa de Atenção Integral ao Adolescente em Conflito com a Lei, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e cumpre as exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) da Secretaria Nacional de Diretos Humanos (SDH) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional para adolescentes autores de atos infracionais e prepará-los o mercado de trabalho. Os 46 adolescentes que participaram dos cursos cumprem medidas nos Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, no bairro Cidade Nova, zona norte; Dagmar Feitoza (bairro Alvorada, zona centro-oeste); Semiliberdade (bairro Nova Esperança, zona oeste) e nos Pólos Descentralizados de Liberdade Assistida.
O diretor do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Ítalo Bruno Nonato, disse que o curso de pintor de imóveis teve duração de 200h e o de almoxarife de obras de 160h e foram ministrados por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Centro Socioeducativo de Internação Provisória (avenida desembargador João Machado, bairro Alvorada, zona centro-oeste). 

Oportunidades - O diretor da Escola Demóstenes Travessa do Sesi, Rodson Barros, disse que a parceria com o Governo do Amazonas é importante para garantir oportunidades aos adolescentes em medida socioeducativa. "A partir de agora, eles estão prontos para ingressar no marcado de trabalho assim que cumprirem as exigências da lei", disse Barros, lembrando que os cursos de pintor e almoxarife de obras são bastante procurados no setor da construção civil. 

De acordo com a gerente em exercício de Atendimento Socioeducativo (Gease), Ana Cruz, ainda este ano, outra turma de adolescentes vão participar de cursos profissionalizantes em diversas áreas, como por exemplo, panificação industrial e, também, construção civil. "Estamos finalizando a segunda turma e, acreditamos que até setembro, ela deve começar o treinamento", disse. 

FOTOS: ANTÔNIO LOPES/SEAS

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)