Governo do Estado entrega telelupas para pessoas com deficiência visual

Em Destaque
Por -
0


A Policlínica Codajás, unidade da rede estadual de saúde, iniciou nessa terça-feira, 7 de maio, a entrega de telelupas a usuários inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid). Foram distribuídos nesta manhã 12 equipamentos, utilizados para ampliar imagens e auxiliar pessoas com graves problemas visuais. O início da entrega marca também dia Mundial da Saúde Ocular. Até o final do mês de maio, devem ser concedidos 60 aparelhos iguais e outras 125 bengalas antenadas articuladas.
O Paid presta atendimento com marcação de consulta, acompanhamento médico e doação de aparelhos para pessoas com problemas ortopédicos, auditivos, oculares e pacientes estomizados. O programa recebe anualmente recursos do Governo Federal e é executado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
De acordo com o diretor-geral da Policlínica, Fábio Shimizu, os pacientes acompanhados pelo Paid não recebem apenas os equipamentos, mas passam por acompanhamento médico antes e depois de receber as telelupas. "Esse acompanhamento é imprescindível. Não basta entregarmos o equipamento é necessário todo um processo de acompanhamento para que o paciente se adapte ao equipamento e possa ter, de fato, a qualidade de vida que ele espera".
As pessoas que necessitam de aparelhos devem realizar inscrição no Paid, na Policlínica Codajás, conforme explicou a supervisora do programa, enfermeira estomaterapeuta Josenira de Almeida. De acordo com ela, é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, registro de nascimento (se for menor), cartão SUS, CPF, comprovante de residência, encaminhamento médico com diagnóstico, n° do CID e boletim de alta. A Policlínica Codajás funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Segundo Josenira, muitas doenças verificadas em pacientes do programa são tratáveis se diagnosticadas a tempo, como o glaucoma - o aumento da pressão interna do olho. "Por isso é importante que as pessoas procurem um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. O glaucoma, por exemplo, tem um colírio que, se usado por quem tem, não permite que a perda da visão prossiga".
Apenas nos primeiros três meses de 2013, o Paid atendeu cerca de 7 mil pessoas em busca de equipamentos. Em 2012 foram entregues 65.951 mil aparelhos e a expectativa é que esse número seja superado em 6% neste ano. No ano passado foram 31 mil consultas médicas e desde a sua implantação em 2005 foram mais de 450 mil pessoas acompanhadas pelo programa.
O aposentado Francisco Alves Ferreira, 50, foi um dos beneficiados com o aparelho, que custa em torno de R$ 1 mil e que, segundo ele, não teria condições financeiras de comprar. Francisco Alves sofre há cerca de 15 anos com astigmatismo e hipermetropia. Com dez graus no olho direito e oito graus no olho esquerdo, ele tem dificuldades para executar tarefas simples do dia a dia. "Eu ando bastante de ônibus, então normalmente tenho que ficar perguntando ou esperando que o ônibus se aproxime muito. Às vezes o motorista não para em função de você ter feito parada muito próximo e com o aparelho vai ser mais fácil", explicou Francisco.
Ana Paula de Moraes, 36, que nasceu com atrofia do nervo óptico, foi outra beneficiada. Ela recebeu o equipamento pela primeira vez, após anos de tratamento fora do Estado para visão subnormal e cegueira e depois de muitos gastos da família com lentes especiais provenientes do exterior. "Até os 12 anos fizemos acompanhamento com um especialista no Rio de Janeiro. Era tudo muito caro", disse a mãe da paciente, Elizabete Moraes, 66, acrescentando que os recentes óculos usados por Ana Paula têm lentes especiais produzidas na Alemanha.
Wellington dos Santos, 36, também recebeu a telelupa. Usuário do programa desde 2008, ele conta que precisa trocar o equipamento periodicamente e que, por ter apenas 6% da visão, sem os óculos, evita sair desacompanhado e quando precisa ir a algum lugar, escolhe não se afastar muito da casa onde mora, no Parque das Laranjeiras, zona centro-oeste da cidade. "Fui ao Centro um dia e quase fui atropelado porque não enxerguei o carro".
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)