Governador Omar Aziz destaca papel do Telecurso na formação escolar de comunidades distantes no Amazonas

Em Destaque
Por -
0

O governador do Amazonas, Omar Aziz, ressaltou a importância do Telecurso na educação dos brasileiros, em especial das comunidades distantes que vivem em áreas isoladas da região Norte, durante a cerimônia que comemorou os 35 anos da primeira exibição do programa educacional de TV, realizada na noite desta segunda-feira, dia 27 de maio, no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ). O Amazonas é um dos seis Estados do país a adotar o Telecurso, da Fundação Roberto Marinho (FRM), como política de educação básica.

O governador citou como exemplo os alunos que vivem nas áreas de fronteira e em comunidades indígenas que têm acesso à educação por meio do ensino mediado. "Nós temos cerca de 6 mil comunidades em nosso Estado, muitas etnias, e se não fosse através do ensino mediado meninos e meninas não estariam tendo oportunidade de estudar. Este é o melhor custo benefício que nós podemos ter. Queremos continuar dando oportunidade de nossos jovens terem um futuro melhor. Não vai haver desenvolvimento sem educação e sem conhecimento", ressaltou Omar Aziz, que participou da cerimônia acompanhado pelo secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva.

O evento contou com a presença de outras autoridades como o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, além de governadores e ex-governadores de Estados que adotam ou já adotaram o Telecurso. Antes da solenidade, o governador conversou, em tempo real, com alunos e professores de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus). O município amazonense é um dos atendidos pelo Projeto Igarité presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a FRM e que atendeu 2.311 estudantes entre 2011 e 2012.

O professor Dicsoney Nascimento, que atua como mediador na Escola Estadual São Francisco, em Tonantins, esteve no evento representando educadores do Amazonas e destacou o projeto como uma oportunidade que o Governo está dando às pessoas que buscam conhecimento através da tecnologia. "Podemos conhecer um mundo novo, um mundo amplo. A tecnologia faz parte da nossa vida e facilita o aprendizado dos alunos e a metodologia adotada por nós educadores", ressaltou. O aluno Douglas Aparício, de 13 anos, também saiu de Tonantins para a solenidade no Rio de Janeiro. Ele está no 9º ano do Ensino Fundamental. "Estou muito feliz em representar todos os alunos da cidade de Tonantins. É muita responsabilidade e estou muito feliz", disse Douglas que sonha em ser médico.

Do total de alunos atendidos entre 2011 e 2012, foram 1.674 alunos de 18 municípios. No Ensino Fundamental o aproveitamento foi de 57,9% e Ensino Médio, de 71,99%. Ainda de acordo com a Seduc, este ano 7.422 alunos do 6º ao 9º ano serão beneficiados. Desde 2009 o Estado uniu a tecnologia do Centro de Mídias da Seducà metodologia de ensino do Telecurso.

Na cerimônia no Rio de Janeiro foi lançado o livro "Incluir para transformar - Metodologia Telessala em cinco movimentos". A obra apresenta a metodologia, os pensadores que a inspiraram e a sua prática em sala de aula, levando os leitores a refletirem sobre os desafios da educação no país. Além dos 35 anos, a cerimônia também marcou a comemoração dos 20 anos de aplicação do Telecurso como política pública educacional.

Telecurso - O Telecurso nasceu nos anos 1970, com o objetivo de oferecer aulas pela televisão a milhares de brasileiros que precisavam concluir a escolaridade básica. A partir de 1993, o programa ganhou as salas de aula do país, com a Metodologia Telessala. Em 1995, foram lançados os livros do Telecurso, feitos por autores de referência nas principais universidades brasileiras, com consultoria de especialistas em educação e aspectos cognitivos da aprendizagem. O Telecurso tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-ano, formação de professores, educação de jovens e adultos, alternativa de oferta de ensino regular para alunos de comunidades dispersas no campo e na floresta e complementação curricular. O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais e municipais a adotar o programa como política pública de educação básica. A tecnologia educacional Telecurso (Metodologia Telessala e material didático) é reconhecida nacional e internacionalmente por promover a qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 32 mil salas de aula, formado mais de 40 mil professores e mais de 6 milhões de estudantes em todo o Brasil. Atualmente integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010. Hoje, mais de 147 mil e 300 estudantes na rede pública de ensino de seis estados, entre eles o Amazonas, e duas capitais usam a metodologia como política pública de educação para concluir a escolaridade básica.


FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)