Decisão do TCE prejudica líderes rurais e fere autonomia do município de Coari

Em Destaque
Por -
7
O trabalho dos administradores comunitários em Coari é tão sério que recentemente a Secretaria de Estado Rebeca Garcia reuniu-se com os mesmos para expor e debater assuntos de importância para o desenvolvimento do homem rural.

Recentemente um jornal de circulação estadual pôs em dúvida uma lei municipal, sancionada e publicada em Coari que estaria “beneficiando líderes comunitários” do município. A matéria diz enganosamente que a Lei estaria criando 280 cargos comissionados, quando na verdade esta lei 609/2013 está apenas atualizando a Lei 511/2008 que já havia criado os referidos cargos. 

A lei mais recente apenas atualiza o número de cargos em função do crescimento populacional e das comunidades rurais e prevendo o crescimento posterior. Neste caso apenas 52 cargos a mais foram criados no que diz respeito à Liderança Comunitária, e os 30 administradores de bairro. O impacto no orçamento do município é o mínimo e o benefício é o maior possível para as comunidades que são contempladas com os serviços dos administradores rurais.

TRIBUNAL DE CONTAS SUSPENDE LEI


Baseada em uma denúncia sem fundamento do deputado Marcelos Ramos (PSB), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu na manhã desta quinta-feira (23) a lei nº 609/2013 pela qual a prefeitura de Coari criar os cargos comissionados dos administradores rurais e de bairros. Publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas no dia 15 deste mês, a lei permitia a contratação de 30 pessoas para o cargo de “Administrador de Bairro” e 250 para “Administrador Comunitário”.

ALIADOS DE MAGALHÃES

Ouvido pelo Blog Em Destaque, o prefeito Adail Pinheiro lamentou a decisão e disse que quem sofre com isto são os pais de famílias, líderes rurais que estão enfrentando o drama da enchente e que deveriam estar administrando as mais de 200 comunidades rurais próximas e distantes da sede do município: “Josué Filho é pai de Josué Neto, aliado de primeira hora do candidato derrotado em Coari Magalhães e estas pessoas estão fazendo de tudo para tentar atrapalhar nossa gestão... Quando Coari estava abandonada entregue ao descaso estas pessoas não faziam nada para mudar aquela triste realidade, agora que estamos gerando emprego e renda, começam as perseguições, não contra mim, mas contra estes pais de família” – afirmou Adail.

Adail lembrou ainda que Josué Neto esteve em Coari por ocasião da visita do governador e foi extremamente infeliz em seu comportamento, deixando a comitiva oficial, em um evento oficial da prefeitura, para planejar atitudes para prejudicar a administração do município reunindo-se com Magalhães na ânsia de tentar chegar à Prefeitura de Coari a qualquer custo e agora esta onda de denuncismo surge orquestrada para tentar afetar a autonomia do Município de Coari, segundo o prefeito de Coari arquitetada como fruto da aliança política da oposição. “A postura do Deputado Marcelo Ramos (PSB) em denunciar o município de Coari, mostra o quanto ele é improdutivo para o Estado do Amazonas, um deputado inútil que está apenas pensando em prejudicar os administradores rurais que trabalham nas comunidades em uma função de livre nomeação, dentro da legalidade” – afirmou o prefeito.

UMA MEDIDA LEGAL

O absurdo de toda a pirotecnia em torno do assunto é que a lei, que é de competência do município obedeceu todo o rito legal. Foi apresentada à Câmara, apreciada nas comissões de redação, constituição e justiça e outras, aprovada por maioria de votos, sancionada pelo prefeito e publicada no diário oficial.

Outro detalhe: com a criação da quantidade dos cargos não necessariamente isto quer dizer que eles serão preenchidos automaticamente, foi o que informou a assessoria jurídica da Prefeitura de Coari, e sim que há uma reserva legal para atender as necessidades das comunidades ao longo do tempo, quando surgirem para que não sejam elaboradas leis consecutivamente. Além do mais, é prerrogativa do prefeito a nomeação de pessoas em cargo comissionado, informou a assessoria jurídica.

AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS

Os atos do poder executivo, exarados no âmbito do município são resguardados pela autonomia como um ente de uma federação. A questão da polêmica em torno do ato do poder executivo de Coari não poder gerir suas próprias normas causa espécie. Isso que fica subtendido da onda de denuncismo em torno do caso dos administradores rurais.

O que é questionável não é a lei que procura gerir assuntos de interesse da comunidade coariense, o que causa preocupação do ponto de vista administrativo é o pensamento de que Coari não teria autonomia para gerir seus próprios assuntos, ficando à mercê da interpretação de interesses outros por trás da tentativa de polemizar um assunto corriqueiro e de tão pequeno.

O município de Coari, assim como todos os 5.564 municípios que compõe o Brasil são entes federativos autônomos, e um dos aspectos desta autonomia representa a autoridade do município no desempenho de suas atribuições e uma delas diz respeito a elaboração de leis municipais que versam sobre assuntos de competência expressa e exclusiva dos municípios.
Tags:

Postar um comentário

7Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. INFELIZMENTE TUDO ISSO PREJUDICA O POVO COARIENSE,QUEM REALMENTE TEM VISÃO DE GOVERNO,DE ORGANIZAÇÃO E QUE QUER O BEM AS PESSOAS VÃO REPUDIAR O QUE ESSES INVEJOSOS,QUE PRECISAM APREDER A LIÇÃO,PERDERAM A ELEIÇÃO,VÃO SE PREPARAR PRA 2016,POIS ASSIM VCS ESTÃO ATRAPALHANDO QUEM REALMENTE SE PREOUCUPA COM AS PESSOAS,COARI JÁ SOFREU MUITO HOJE ESTAR SE LEVANTANDO DO BURACO NEGRO QUE ESTAVA,O POVO ESCOLHEU O PREFEITO ADAIL,DEIXAM DE INVEJA,VÃO REZAR,VÃO ESTUDAR,VÃO SER HUMILDES EM ACEITAR A DERROTA E NÃO TA PERCEGUINDO QUE SABE ADMINISTRAR,ESSES CARAS SEM SE QUER VIVEM AQUI EM COARI,E OUTRAS ESSAS TURMA DE BURGUESES QUE ESTÃO QUERENDO A PREFEITURA NA MARRA TÃO POUCO SE LIXANDO PARA O POVO.FICA A DICA.
    ADAIL PINHEIRO É O PREFEITO DE COARI VOTEI E VOTO NOVAMENTE POQ É UM VERDADEIRO POLITICO COM VISÃO DE AGUIA E DE ADMINISTRADOR E AMA AS PESSOAS HUMILDES.

    ResponderExcluir
  2. ISSO TD É INVEJA PURA DA OPOSIÇÃO.
    os lideres deviam se reunir e dar um basta nesse pessoalzinho um belo banho de ovo choco é a sugestão,para pararem de atrapalhar quem quer trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Agamenon Silva24/05/2013, 19:24

    É lamentável isso acontecer,quando o homem do esfincter frouxo estava no poder coisas aberrantes acontecia enunca um tal Josué Neto veio a denunciar,agora que seu afilhado político perdeu as eleições ele vem com essa,e não venham me dizer que o Marcelo Ramos que denunciou,porque quem está por traz disso tudo é sim o presidente da assembléia legislativa sim,se assim não fosse o pai dele que é um político malogrado ao longo da história,não teria como conselheiro do TCE feito o que fez,é lamentável seu Josué Filho o que vossa "excelência" fez, vá administrar sua rádio que você ganha muito mas,porque política não é o seu forte haja visto o vosso malogro como candidato a governador em 1982,desde lá nunca se firmou como um pólítico bem sucedido,isso o que fizeram com nossos adminsitradores rurais foi golpe baixo,e o senhor Magalhães tem sim seu dedo nisso,é desse jeito que pretende um dia ser prefeito de Coari? sendo o algoz de muitos pais de familías? suas pretenções serão tão grandes quanto o seu malogro `a prefeitura de Coari em 2012.

    ResponderExcluir
  4. TJAM divulga classificação de candidatos a estágio em Coari

    Classificados até a 12ª colocação devem apresentar documentação de 27 a 29 de maio, na 1ª Vara da Comarca

    A Comissão Organizadora da Seleção Pública para Estágio na Comarca de Coari do Tribunal de Justiça do Amazonas, publicou nesta sexta-feira (24) a classificação preliminar dos candidatos e orienta os futuros estagiários sobre os procedimentos para admissão.

    Os candidatos classificados até a 12ª colocação deverão comparecer na 1ª Vara da Comarca de Coari, localizada na Estrada Coari-Mamiá, s/nº, Coari, no período de 27 a 29 de maio, das 8h às 12h, com os seguintes documentos: cópias do RG e CPF; cópia do título de eleitor; cópia do comprovante de residência; cópia do comprovante bancário (Banco do Brasil ou Bradesco); certificado de reservista (para homens); foto 3x4; certidões negativas da Justiça Estadual, Justiça Federal, Polícia Federal e Tribunal Regional Eleitoral (disponíveis no site das instituições); ficha de cadastro da Divisão de Pessoal devidamente preenchida (será fornecida no dia da Formação Inicial).

    De acordo com a comissão, somente serão admitidos os estagiários que estiverem munidos de toda a documentação acima.

    fonte: Portal do Holanda



    ResponderExcluir
  5. Como pode o cara perde as Eleção e fica enchendo o saco.deixa homem trabalha si vcs noa pode ajuda não atrapalha só deus pode para o adail pensi no cara deteminado coari ja é outra.Olha vuo fala uma coisa pra vcs quanto mais peceguição mais o homem trabalha.Pedro lira

    ResponderExcluir
  6. Pastor: Arthur da Costa Gonçalves27/05/2013, 20:18

    Eu sempre falei; Adail, é: Homem escolhido de Deus. Adail, é a quele de quem sairia virtudes para curar e sanar, problemas. Não sei se você me conhece, meu nome é Arthur da Costa Gonçalves, Sou Pastor, e tenho um Rebanho em coari, eu Recomendo Adail Pinheiro à todos os homens e mulheres de bem, que estão no Municipio de Coari AM.Parabens Prefeito Adail estou aguardando a Vossa Exelencia, em 2022 para ogoverno do estado do Amazonas. Até lá Servo do Deus alticimo.

    ResponderExcluir
  7. este e o ome que voce fala

    ResponderExcluir
Postar um comentário