Coari em Situação de Emergência

Em Destaque
Por -
0
Mais um município amazonense entra para a lista de afetados pela enchente dos rios amazônicos. Faltando apenas 39 cm para atingir a histórica marca registrada em 2012, o prefeito do município de Coari (363 km de Manaus), em exercício, Igson Monteiro da Silva declarou Situação de Emergência diante dos problemas que a cheia tem causado para o município localizado na parte média do rio Solimões.

Havia, no governo municipal, uma esperança de não ser declarada Emergência esse ano, diante da retração da subida do nível das águas na região de fronteira, no alto Solimões

Meirilane Torres Lima, chefa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), garante que mais de cem famílias são mantidas com aluguel-social promovido pela Prefeitura Municipal de Coari mas, "com certeza, outras centenas estão abrigadas em casa de parentes e amigos", assegura a coordenadora.

O número de material utilizado, remoções de famílias e pedidos de auxílio é proporcional à preocupação com a subida das águas até meados do mês de junho. A Secretaria de Obras do município já contabilizou duas mil dúzias de tábuas e outra quantidade de pernamancas para confecção de pontes, passarelas, assoalhos e marombas em diversos bairros da cidade.

Na zona Rural as dificuldades são constantes em mais da metade das 209 comunidades, onde centenas de famílias contam com o auxílio de flutuantes enquanto aguardam pela baixa das águas.  

O prefeito em exercício Igson Monteiro disse que a PMC vem fazendo o que é possível para amenizar os impactos causados pela cheia dois rios, que se aproxima da maior registrada nos últimos 50 anos. Ele também destacou que a continuidade das chuvas só tem agravado o problema e que o decreto atende todos os preceitos legais, de acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal.

Eledilson  Colares
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)