CAE mantém alíquota de 12% para o Amazonas e votação vai a Plenário


"Estamos otimistas de que demos um grande passo e de que haveremos de confirmar esse passo no Plenário". Assim, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) comemorou nesta terça-feira (07) a manutenção da alíquota de 12% do ICMS para a Zona Franca de Manaus (ZFM) no texto do Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 01/2013, que estabelece os novos percentuais do imposto para todo país.

Os destaques ao relatório do senador Delcídio Amaral (PT/MS) ao projeto foram votados hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos, que derrubou, por 16 votos contra nove, o destaque do senador Eduardo Suplicy (PT/SP). O parlamentar paulista sugeriu que a alíquota para operações interestaduais de produtos oriundos da Zona Franca de Manaus ficasse em 7%, semelhante ao percentual dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Na defesa da alíquota diferenciada para o Amazonas, Eduardo Braga disse que as justificativas apresentadas por Suplicy não correspondiam à realidade. Ao contrário dos dados apresentados pelo petista, a renúncia fiscal das indústrias da região Sudeste – de R$ 70,65 bilhões - é maior que das demais regiões do país e da região Norte, que é de R$ 26,02 bilhões, segundo informações do Ministério da Fazenda.

"A indústria de eletroeletrônicos do estado de São Paulo, que compete com o Polo Industrial de Manaus, desequilibra qualquer competitividade brasileira", disse, ao explicar que a indústria amazonense não causa prejuízos aos paulistas.

Também foi derrubado destaque da senadora Ana Amélia (PP/RS), que prejudicava as indústrias de bens de informática instaladas no estado. Braga disse que o próximo passo será a votação em Plenário. Ele acredita que com o apoio de senadores favoráveis à Zona Franca, a vitória deverá ser confirmada.

"Eu creio que a manifestação dos senadores já mostra o indicativo, pela sua imensa maioria. Foram 16 votos favoráveis ao projeto. Claro que cada instância é uma instância e cada luta é uma luta. Mas nós estamos vencendo a guerra pelo bem do trabalhador brasileiro, pelo bem do país, pelo bem da Amazônia e pelo bem da Zona Franca de Manaus", comemorou.

Após a votação dos destaques, a CAE aprovou requerimento do senador Romero Jucá (PMDB/RR) solicitando que o PRS nº 01/2013 seja votado pelo Plenário do Senado em regime de urgência.

Convencimento

Nas últimas semanas, Braga conversou com vários senadores para explicar a necessidade de se manter a alíquota diferenciada para o Amazonas. Os alvos principais foram senadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para mostrar que esses estados não teriam perdas com a diferenciação para o estado. 

Nesta segunda-feira, o senador se uniu ao governador Omar Aziz, ao prefeito de Manaus, Artur Neto, às lideranças empresariais e a representantes dos trabalhadores para reforçar o trabalho de convencimento dos demais senadores.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antonio da Silva, a convocação de lideranças do estado, feita por Braga no final de abril, foi importante para o resultado da votação.

"Acho que o senador Eduardo Braga nos deu uma aula sobre o que o que representa os 12% do ICMS para que nós possamos ser competitivos e continuarmos o nosso trabalho. E acho que quando nós temos que defender o estado do Amazonas, temos que esquecer nossas divergências políticas, para podermos continuar na manutenção das nossas vantagens comparativas", disse Silva.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato