Braga discute ofensiva para garantir aprovação de alíquota de 12% para o AM

Em Destaque
Por -
0



O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) se reuniu nesta segunda-feira (06) com o governador do estado, Omar Aziz, o prefeito de Manaus, Artur Virgílio, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, além de deputados federais e estaduais para definirem a estratégia de convencimento dos demais senadores sobre a importância de se manter a alíquota de 12% do ICMS para produtos oriundos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Nesta terça-feira (07), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado analisa os destaques apresentados ao relatório do senador Delcídio Amaral (PT/MS), que apresentou substitutivo ao Projeto de Resolução do Senado nº 01/2013, sobre a unificação da alíquota de todo país.

No texto aprovado duas semanas atrás pela Comissão, a alíquota diferenciada para o Amazonas foi mantida, mas destaques apresentados por alguns senadores podem mudar o parecer do relator. Na reunião, foi definido que o grupo precisa mostrar aos senadores que a alíquota diferenciada para o estado não afeta as demais unidades da federação, principal argumento de parlamentares de São Paulo contra a proposta.

 "O importante é que todos estamos unidos em torno do Amazonas. A questão Zona Franca de Manaus é uma questão de justiça para com o estado que tem 98% da sua floresta absolutamente preservada e que tem na Zona Franca a principal atividade econômica, de emprego e de geração de renda, e que tem grande contribuição para a indústria nacional", disse Braga.
Após a reunião, realizada no gabinete da Liderança do Governo no Senado, o grupo esteve com os senadores Cristóvam Buarque (PDT/DF), Pedro Taques (PDT/MT) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e até o final desta noite deverá se reunir com outros senadores. Eduardo Braga disse que conversou com senadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em busca de apoio para a votação.

"É um acordo em favor do Brasil, do trabalhador brasileiro, do polo industrial e que vai garantir com que a nossa competitividade possa sobreviver a uma disputa desigual com o estado de São Paulo, que tem uma grande infraestrutura e que, portanto, é necessário para o Norte, para o Nordeste e para o Centro-Oeste, e para o Polo Industrial de Manaus, que nós tenhamos incentivos fiscais para podermos competir com essa indústria de São Paulo", explicou o senador.

O governador Omar Aziz disse estar confiante de que o Amazonas terá uma vitória na votação desta terça-feira.

"Os destaques serão votados amanhã e a tendência é bem favorável ao estado do Amazonas. Há um consenso por parte dos senadores que a competitividade da Zona Franca tem que ser mantida", reiterou.



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)