TRABALHADORES COARIENSES RECLAMAM QUE EMPRESAS LIGADAS À PETROBRAS NÃO ESTÃO CONTRATANDO MÃO DE OBRA LOCAL.

Em Destaque
Por -
6
Mario Jorge de Souza
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores
da Construção Civil e Montagem alerta para o
problema da não contratação de coarienses.
Segundo dados oficiais da PETROBRÁS a província de Urucu, no município de Coari, é responsável pela terceira maior produção nacional. De lá são retirados diariamente cerca de 11 milhões de metros cúbicos de gás natural e 54 mil barris de óleo e condensado. Esse volume faz do Amazonas o terceiro maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari o maior produtor terrestre de gás natural. Na Base Petrolífera de Urucu também há reservas de gás natural suficientes para abastecer toda a região Norte do país, e outras regiões, como uma das principais fontes de energia elétrica.

Com toda a atividade em Urucu, no Terminal Solimões e no Gasoduto Coari-Manaus seria possível imaginar um quadro de pleno emprego da mão de obra dos coarienses, mas segundo Mario Jorge de Souza, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Montagem, o quadro é totalmente inverso: “Os coarienses não são contratados pelas empresas terceirizadas, que quando chegam à Coari já vem com mão de obra contratada de outros municípios, principalmente de Manaus”. Os benefícios do gás e do petróleo que poderiam chegar como emprego e renda para os trabalhadores, moradores da sede do município, porém não chegam pelo fato de as empresas que prestam serviço para Petrobras não instalarem escritórios no núcleo urbano de Coari.

Cerca de 18 empresas prestam serviço em Urucu, destas nenhuma tem escritório na sede do município. Mario Jorge avalia que muitos empregos diretos poderiam ser gerados para os coarienses devido a quantidade de empresas que prestam serviço para PETROBRAS: “Não tenho dúvidas que pelo menos 4.000 empregos diretos seriam gerados para os coarienses se estas vagas fossem ofertadas em nossa cidade” – afirmou.

Ouvido sobre o assunto, Erivaldo Soares dos Santos, de 36 anos de idade já trabalhou em pelo menos 14 empresas ao longo dos seus 18 anos de experiência funcional nos trabalhos relacionados às empresas do setor de exploração do petróleo e gás em Coari. Segundo ele, em tempos anteriores às empresas davam oportunidade aos coarienses, mas atualmente a situação está bem diferente. As empresas que ficam situadas em Urucu ficham direto por Manaus ou Carauari e não dão oportunidade para o povo de Coari. “Dizem que os coarienses não são qualificados” – afirmou Edivaldo – “mas temos mão de obra qualificada. Temos massariqueiros, soldadores, lixadores, encanador industrial. O nosso município tem uma grande massa de trabalhadores qualificados preparados para atuar nesta área”. Erivaldo disse ter conhecimento que há informações de uma obra do IPGN que vai ser realizada no Urucu por empresa chamada POTENCIAL ENGENHARIA e que tal obra teria potencial de empregar pelo menos 2.000 mil pessoas em um turno de 14 horas por 14. “Se esta empresa pegasse pelo menos 60% de mão de obra local seria muito importante, todos sairiam ganhando com isto, era mais emprego dentro da cidade e mais dinheiro que iria circular no município” – concluiu Erivaldo.

Recentemente em um discurso na solenidade de posse dos secretários municipais, o prefeito de Coari Adail Pinheiro afirmou ter interesse em conversar com as empresas que prestam serviço para PETROBRAS e TRANSPETRO para abrir o diálogo sobre o tema. “É importante que as empresas gerem emprego e renda em Coari” – afirmou o prefeito que também lembrou que convidará o Presidente da Câmara para participar do diálogo sobre o tema.
Tags:

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Infelizmente essa e uma realidade em nossa cidade por diversos aspectos que não foram mencionados na matéria acima como a falta de participação do sindicato local de maneira efetiva dentro das unidades e vendo a realidade dos colaboradores sem deixar se corromper pelos grandes empresários ou interesses pessoais. outro ponto esta ligado a qualificação de mão de obra,e uma verdade que temos pessoas qualificadas em nossa cidade mais o numero de pessoas e muito pequena e mesmo assim essa qualificação sempre e feita fora de Coari pois nosso sistema de ensino profionalizante não esta voltado para o ramo do Gás e Petróleo deixando dessa forma a fatia mais valorosa de uma contratação para obras sendo deixado com pessoas de outras localidades do pais.sobrando apenas vagas para serviço braçal onde esta a maior quantidade de pessoas mais em contra partida os salários mais baixos.dessa forma falta união entre o poder publico a iniciativa privada e sindicatos em fazer pelo menos reativar com cursos de bom nível com SENAI ,CETAM e IFAM voltados para nossa realidade e ai sim valorizar a maioria de nossos colaboradores agregando conhecimento técnico para disputar vagas de níveis melhores e não somente de ajudantes,não desmerecendo essa categoria mais todo ajudante que conheço quer virar um profissional um dia.então vamos parar com essa choradeira e agir com capacidade de mudar essa realidade e deixar os interesses individuais de cada instituição de lado.

    ResponderExcluir
  2. AS EMPRESAS CONHECEM QUE OS DE COARI SÃO PREGUISOSOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua mãe que é pois camarada estamos assim por falta de qualificação mesmo.

      Excluir
  3. SEM CREDIBILIDADE E ABANDONADO PELA CATEGORIA, O SINTRACOMECOR EM COARI SOFRE POR PROCESSOS JUDICIAIS. SEM CREDIBILIDADE ENTRE A SUA DIRETORIA E OS ASSOCIADOS SOFRENDO POR PROCESSOS JUDICIAIS QUE ESTÃO NAS MÃOS DOS AGIOTAS COM VÁRIOS CHEQUES DO SINDICATOS
    APÓS TODO ESSES ANOS, ALÉM DE HISTÓRICOS DE SUMIÇO DE MILHÕES DE REAIS, A DIRETORIA NEM SE QUE APRESENTOU A PRESTAÇÃO DE CONTA DEVIDO ÀS DÍVIDAS DE MAIS DE R$ 600,00 MILHÕES REAIS A DIRETORIA ATUAL ESTA NO CARGO A MAS DE 08 ANOS FIZERAM UMA ELEIÇÃO FORJADA NÃO FOI CONVOCANDO A CATEGORIA PARA AS ELEIÇÕES. PORÉM A ÚNICA CHAPA MONTADA PARA DISPUTAR O MANDATO FOI A DELE E, COM ISSO ELE FOI REELEITO PARA UM SEGUNDO MANDATO QUE TERMINA EM 2014.VC COMPANHEIRO FRANK VOCE E SABEDOR DESTE DESMANDO QUE FAZIA PARTE DA DIRETORIA DESTE SINDICATO, QUANTAS AS VEZ O SENHOR MARIO JORGE CONVOCOU PARA UMA REUNIÃO SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTA, OU UMA ASSEMBLEIA PARA DEFINIR A ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA . NÃO POR SUA CULPA COMPANHEIRO FRANK ONDE ESTA DIRETORIA ESTA NO PODER A MAS DE 08 ANOS OS PROBLEMAS SÓ TÊM SE AGRAVADO E COM ELES O DESCRÉDITO DA CLASSE.
    O QUE SE PODE QUESTIONAR SÃO OS VALORES E AS FORMAS DE PAGAMENTO. OU SEJA, MAIS CEDO OU MAIS TARDE TERÁ QUE SER PAGO. AINDA SEGUNDO O ADVOGADO, EXISTEM OUTROS PROCESSOS QUE CORREM NAS VARAS CIVIL E TRIBUTÁRIA CONTRA O ÓRGÃO. “A SITUAÇÃO DO SINDICATO É A PIOR POSSÍVEL. AINDA ASSIM NEM SI QUE CONSEGUIRAM COMPRA UMA SEDE OS DESMANDOS COMETIDOS ACABARAM COM A IMAGEM DO SINDICATO. “HOUVE UMA MISTURA DE ÓRGÃOS QUE NÃO DEVERIA TER ACONTECIDO E ISSO FOI DECISIVO PRA CHEGARMOS A ESSA SITUAÇÃO”,
    OS ASSOCIADOS DESTA CATEGORIA TEM FEITO MUITAS CRÍTICAS À ATUAL ADMINISTRAÇÃO. É NECESSÁRIO QUE HAJA UM ELEIÇÃO PARA ESPOSAREM ESTA DIRETORIA QUE ATUA NO SINDICATO CONTUDO É IMPORTANTE QUE A CATEGORIA SE UNA NESSA CAUSA. A ÚNICA CERTEZA QUE SE TEM, HOJE, É QUE ENQUANTO A CATEGORIA NÃO ACORDAR PARA A REALIDADE, OS PROBLEMAS APENAS SE AGRAVARÃO.
    SOB A PRESIDÊNCIA UMA VEZ QUE ATUAL DIRETORIA ESTA SEM CREDIBILIDADE PERANTE A CATEGORIA. MOTIVO TEM QUE SOBRAM PARA EXPULSAR A ATUAL DIRETORIA QUE NÃO QUER DEIXA O CARGO. E PRECISO QUE OS DIREITOS DOS SÓCIOS SEJAM CUMPRINDO NO QUE DESRESPEITO O ESTATUTO. CASO CONTRÁRIO, FICARÁ VENDO OS MALES DE SEMPRE CORROENDO A CREDIBILIDADE DE UMA CATEGORIA QUE POSSUI MUITA FORÇA QUANDO UNIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com que foi colocado em seu comentário que essa diretoria esta afundando o sindicato dessa forma por isso fui menos contundente em meu comentário pois e verdade que fui membro fundador desse sindicato juntamente com meus colegas de trabalho senhores ,Francisco lira,José Roberto,Paulo pinheiro João neto.mais sempre fomos colocados de lado pelo senhor Mario Jorge pois trabalhamos ate hoje prestando serviços para empresas ligadas a Petrobrás dessa forma e bem verdade que esse cidadão sempre deixou ate os membros as escuras sem saber de prestações de contas e de como era conduzido o SINTRACOMECOR mais fica meu apelo para que façamos força de nossa classe para mudar essa realidade como foi mencionado pela companheira Joila Souza no comentário acima que também foi postado no Facebook.tenho mais coisas para escrever mais muita coisa não posso provar mais todos sabem que isso e uma verdade.

      Excluir
  4. Fiquei indignada com a matéria nos poderíamos elabora uma sobre isso tudo que esta acontecendo no sindicato A diretoria fez uma eleição entre eles, caberia uma denuncia ao Ministério publico, eu estava observando que a diretoria passada deixou a deseja o Mário e o Val ficaram muito a vontade eles não prestarão conta nunca fizeram uma reunião para expor esta situação.
    Os diretores e sócios tem direito desta informações , chegou ate a mim documentação de petição que os agiotas estão movendo contra este sindicato, copia de cheque, empenho de moto valores demasiados, esta documentação e um prato cheio para expulsar esta diretoria que esta no poder que não que deixar o cargo, quando foi que eles publicaram o edital da eleição vc sabe me informar?
    Tenho documentos que um dos sócios solicitou através de requerimento as informações que ate hoje não tem resposta , foi o senhor por nome de Juscelino que trabalhava na meta como motorista outro que sai do sindicato que era diretor do mesmo o senhor Laelson conversamos varias vezes a respeito por que ele não foi convocado para a nova diretoria. Ele e um arquivo vivo de informações preciosas tem muitas que incriminam a atual diretoria.
    Se você estiver interessando me envie o seu email que poço enviar algumas documentações

    ResponderExcluir
Postar um comentário