Rigor da Lei Seca faz diminuir flagrantes de embriaguez ao volante

Em Destaque
Por -
0
A realização sistemática das operações de fiscalização da Lei Seca começa a ter feito entre os condutores manauaras. A constatação é o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, que durante a madruga de sábado para domingo (14) coordenou mais uma operação de fiscalização ao cumprimento da Lei Seca na cidade de Manaus. Segundo Feitoza, dos mais de 300 testes do bafômetro realizados, menos de 5% deu positivo, enquanto na semana anterior esse número foi superior a 25%.

Um total de 42 veículos foram recolhidos ao parqueamento do Detran-AM, outros 12 veículos, embora não tenham sido apreendidos, estão impedidos de circular, porque tiveram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ( CRLV) apreendidos por apresentar irregularidades. Os agentes do Detran-AM também apreenderam oito Carteiras de Habilitação (CBH). 

Em relação ao teste bucal para detectar o consumo de drogas, Feitoza revela que dos 16 realizados na madruga deste domingo, apenas dois foram positivos, mas, para álcool. Em testes realizados foi confirmada a presença de substâncias entorpecentes, além da ingestão de bebida alcoólica.

Segundo o diretor do Detran-AM,  cerca 100 pessoas participaram da operação de fiscalização da Lei Seca entre a madrugada de sábado e domingo, entre agentes do órgão estadual de trânsito, que esteve presente com todo o seu efetivo, Polícia Militar, Civil, inspetores do Juizado da Infância e da Juventude e agentes do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans). No total foram montadas seis barreiras fixas, em pontos estratégicos da zona centro-oeste da cidade e duas itinerantes, uma pela zona leste e outra que percorreu bares e postos de combustíveis, em diversas áreas da cidade.  A equipe do Manaustrans, coordenada por Lincoln Rodrigues de Castro, além de colaborar na formação das barreiras fixas, também multou dezenas de veículos estacionados em áreas próximas a bares e restaurantes.

O excesso de menores de idade nas ruas durante a madruga chamou bastante atenção dos inspetores do Juizado da Infância e da Juventude. A equipe do Juizado, coordenada pelos inspetores Pedro Augusto Cavalcante de Vasconcelos e Bianca Catunda, abordaram ao menos 20 adolescentes que se encontravam na "Ilha da Flores", estabelecimento localizado na Avenida das Flores e em dois outros postos de combustíveis, um na mesma avenida e outro, na estrada do Aeroporto Eduardo Gomes.

De acordo com a inspetora Bianca Catunda, todos os adolescentes foram identificados e no decorrer da semana os pais deles serão convidados a comparecer no Juizado onde serão notificados sobre a situação.

Polícia Civil vai ganhar delegacia itinerante - Além da estreia na operação de fiscalização da Lei Seca do equipamento do teste bucal para detectar o consumo de substancias entorpecentes, outra novidade na operação realizada neste fim de semana pelo Detran-AM, foi o anuncio pelo  diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza, da entrada em operação de uma delegacia itinerante que esta sendo prepara pelo órgão estadual de trânsito para que a Polícia Civil possa lavra no local os flagrantes de crime de transito, ponto fim a necessidade de deslocar o motoristas infrator e mais agentes do Detran-AM até à delegacia mais próxima, o que hoje acaba atrapalhando o trabalho de fiscalização.

Feitoza explica que além de proporcionar aos policiais civis um ambiente melhor de trabalho, a criação da delegacia itinerante vai permitir que um número maior de flagrantes possam ser feitos durante as bltizes de fiscalização da Lei Seca, uma vez que os agentes do Detran-AM não vão precisar mais se ausentar do local de fiscalização para conduzir o motorista infrator até à delegacia mais próxima e ficar lá, aguardando pela condução do flagrante.

Os policiais civis que participaram da operação neste fim de semana aprovaram a novidade. A equipe da Policia Civil foi coordenada pelo delegado  Carlos César, da seccional centro-sul. Também participou da operação o delegado Lincoln, da Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)