PREÇO DA FARINHA EM ALTA IMPACTA ORÇAMENTO DOS COARIENSES


O preço da farinha,  mais que chamar a atenção por ter chegado em um valor nunca antes visto em Coari, passa a preocupar pelo impacto que está causando no orçamento das famílias. O litro está sendo encontrado à 6 reais, até certo tempo atrás o valor da farinha era 2 reais o litro. Vários fatores elevaram o valor da farinha: as duas últimas enchentes que destruíram as plantações de mandioca nas áreas de várzea estão sendo apontadas como como principal fator, associado à falta de produção da cultura em terra firme. 

O grande problema é o peso do valor do alimento na renda familiar.  A farinha é indispensável na mesa do amazonense.  Em Coari não é diferente. Para ter noção do impacto econômico é só multiplicar o consumo diário por 30 para ter a idéia de quanto uma família que consome no mínimo 1 litro por dia. Na maioria das famílias em que a renda familiar é igual ou inferior a 1 salário minimo o alto preço da farinha consome grande parte do orçamento doméstico.  Para muitos amazonenses a farinha é o único alimento que acompanha o peixe.

E pela enchente que vem aí a tendência é que o preço da farinha continue em alta. A tendência é regional. Em Manaus o quilo da farinha é encontrado a 10 reais, em Tefé o litro pode ser encontrado até à 8 reais.  O assunto já rendeu até matéria em noticiário nacional mostrando o alto valor do alimento no Pará. Seja como for,  se for confirmada a elevação do preço da farinha é necessário que o governo intervenha com alguma política pública no setor de produção para equilibrar o valor do produto no mercado sob o risco da farinha se tornar um artigo de luxo, distante das famílias de baixa renda.

Daniel Maciel. 

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. A nossa essencial e deliciosa "farinha grossa e/ou amarela", principalmente, está em alta nos preços e inacessível aos amazonenes! Compramos assim mesmo e jamais faltará em nossa mesa...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato