Herdeiro político de Chávez, Maduro é eleito presidente da Venezuela

Em Destaque
Por -
0

Presidente interino venceu oposicionista Capriles por margem estreita.
Ele vai governar até 2019 e prometeu manter 'revolução bolivariana'.

Do G1, em São Paulo

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, "herdeiro político" do chavismo, foi eleito neste domingo (14) presidente do país, em votação realizada 40 dias após a morte do líder Hugo Chávez.
Em um resultado dentro do previsto, mas por uma margem bastante apertada, ele derrotou o oposicionista Henrique Capriles, segundo as autoridades eleitorais nacionais, e vai governar o país sul-americano até 2019.
Pouco antes do anúncio, Capriles insinuou uma suposta tentativa de fraude, mas foi rechaçado pelo governo, que o acusou de "irresponsabilidade".
Maduro foi eleito após uma campanha curta, feita ainda sob a emoção da morte de Chávez, e terá como desafio dirigir uma nação dividida.
Ao votar neste domingo, ele afirmou que não fará um "pacto" com a "burguesia", seguindo na linha chavista de acirrar o confronto.
Menos carismático que o "Comandante", ele vai precisar manter a unidade do chavismo eencontrar um estilo próprio de governar, após 14 anos do governo personalista de Chávez.
A crise econômica e a violência são alguns dos principais desafios que ele terá pela frente.
O sucessor, "ungido" por Chávez em dezembro do ano passado, herda uma Venezuela com as maiores reservas de petróleo em todo o mundo, mas com a maior inflação da América Latina, 20,1% em 2012, uma indústria deprimida, ciclos de escassez e uma dívida pública que ultrapassa 50% do PIB.
A eleição deste domingo ocorreu porque Chávez,reeleito presidente em outubro do ano passado após bater o mesmo Capriles, nem chegou a assumir o mandato, por conta de seus problemas de saúde.
O polêmico líder socialista, que mudou a cara daVenezuela ao longo de 14 anos de governo, acabaria morrendo em 5 de março, em um hospital militar de Caracas, após uma longa luta contra o câncer.
A maneira como o governo lidou com a doença de Chávez, bem como as decisões judiciais que mantiveram Maduro no poder, foram bastante criticadas pela oposição.
Os oposicionistas, Capriles à frente, acusaram o governo de falta de transparência durante o processo e durante o tratamento de Chávez, que ocorreu, em sua maior parte, em Cuba.
Maduro, de 50 anos, ex-motorista, ex-sindicalista e ex-ministro das Relações Exteriores, afirmou, ao longo da campanha, que pretende continuar a chamada "revolução bolivariana" de Chávez, marcada por projetos sociais que beneficiaram os mais pobres, mas também por problemas.
Ao longo da campanha, Maduro "colou" sua imagem à do carismático Chávez, de quem se disse "filho" e "apóstolo", em uma tentativa de encaminhar a escolha popular para o lado emocional.
As pesquisas eleitorais davam uma vantagem de sete pontos para Maduro em relação ao rival.
A votação ocorreu sem incidentes, segundo as autoridades eleitorais.
Maduro, que já vem governando o país desde que Chávez foi a Cuba para se tratar em dezembro passado, vai tomar posse do mandato em 19 de abril
.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)